E José Conceição escreve...
A consciência negra que desperta exatamente no dia 20 e dorme o resto do ano, não tem muito a ser comemorada, o que nos resta é sim prantear a morte de 56899 negros. Mortos a bala ou desaparecidos, sem que seus corpos sejam localizados.
Ainda sob os efeitos da vitória de Pirro, que muito nos degrada, por vendermos barato nosso legado ancestral, sem ânimo, não vamos as ruas, pela falta de lideranças capazes de aglutinar o nosso povo , mais uma vez ouviremos o mesmo blá blá blá . A presidenta dará medalhas aos representantes de blocos carnavalescos e sob pressão integrará um negro no seu ministério, de preferência que saiba cantar, para que caso surja uma oportunidade na ONU, mostrar um Brasil feliz .
Essa bandeira de liberdade que será cantada em 20 de novembro , estará molhada de lagrimas de milhares de mães que veem hoje o quadro, que outrora nossos antepassados já viram, ( usando o termo da" nossa" presidente) estarrecidos: seus filhos sumirem no horizonte para nunca mais voltarem. Se houver consciência neste dia, que cessem todas as festanças, que silenciem os tambores , pois tombou mais um menino negro.
Meus pêsames negras senhoras, meus pêsames Brasil