Na quinta-feira, 16 de outubro, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas-SINTUFAL, situado à Rua França Morel , nº 240, Centro Maceió-AL. aconteceu a  reunião a  “Quinta das Cotas” que contou com a participação de  segmentos representativos do  movimento negro em Alagoas.

O objetivo da reunião- divulgada amplamente em diversos grupos nas redes socais-foi  discutir  e elaborar proposta de redação da lei , a ser entregue ao prefeito Rui Palmeira, que institui cotas raciais nos concursos para ingresso na Prefeitura de Maceió.

Na ocasião entrou em análise-como embasamento para a redação da Lei local-  a proposta  legislativa  elaborada pelo município de São Paulo, aprovada  e em vigor desde dezembro de 2013.

Jeferson Santos, membro do Instituto do Negro de Alagoas, falou da importância da iniciativa, ressaltando o quão é  necessário a construção de espaços institucionais para o empoderamento da  população negra.

Participaram ainda da reunião, o Instituto Raízes de Áfricas, Fernanda Monteiro representando a Juventude Negra Independente de Alagoas, Laurita Santos, da Coordenação de Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnia  , Cecilia Martins da UNEGRO, como também Dilma Alexandre, da UFAL e Sonia Moura.

Outro tema da pauta foi a realização do Seminário: Discutindo a Consciência Negra no município de Maceió - A importância das ações afirmativas e As Cotas nos Concursos Públicos, que acontece nos dias 07 e 08 de novembro, no auditório térreo da Casa da Indústria, no bairro do Farol, em Maceió,AL.

O seminário tem o objetivo de discutir a implementação de ações afirmativas para  a população negra maceioense, com foco na adoção das cotas nos concursos públicos de Maceió, demanda que desde 2013, o Instituto Raízes de Áfricas,  vem sendo pautando  com o prefeito de Maceió,  Rui Palmeira.

O seminário acontece como uma ação conjunta do movimento negro, Instituto Raízes de Áfricas, secretarias municipais, tais como: SEMAS,SEMED,SMTT,Finanças,  Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e a Empresa Real Alagoas.

Com certificação de 20 horas e entrada gratuita, as inscrições já podem ser realizadas. Basta enviar nome, instituição e fone, para o e-mail raizesdeafricas@gmail.com e/ou tatianateixeira.semas@maceio.com.br