13 dias decisivos: Dilma ou Aécio

13/10/2014 07:56 - Voney Malta
Por Voney Malta

Reta final de uma eleição pra lá de emocionante e cheia de reviravoltas. De líder no 1º turno, depois ultrapassada por Marina, tomou de volta a liderança e acabou na frente na primeira fase da disputa.

Agora mais reviravolta. Na abertura do 2º turno empate técnico. Mas neste momento e a apenas quinze dias que nos separam das urnas, eis que Aécio Neves ultrapassa Dilma colocando uma boa vantagem, 17 pontos, segundo pesquisa Sensus.

Neste pleito o PT e a candidata sempre tiveram a situação sob controle, apesar das reviravoltas. Porém, a divulgação intensa da voz de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, beneficiado pela delação premiada, atingiu em cheio o voo de Dilma. Essa é uma – talvez a principal - das explicações para os 17 pontos de vantagem.

A eleição caminha para um plebiscito. As denúncias na Petrobras, ainda sem provas, e dadas para que o acusador seja beneficiado, têm um papel fundamental, quiçá decisivo.

Dilma e seus auxiliares tentam enfrentar essa maré negativa. Tentativa é desconstruir, nos comerciais, o derrotado Aécio neves em seu estado natal, Minas, com o slogan "Quem conhece o Aécio, não vota no Aécio", e o seu futuro ministro da Economia, caso eleito, Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central.

Por outro lado, está pegando em Aécio Neves o símbolo da mudança. Além disso, tem recebido apoios crescentes e estratégicos, caso da família de Eduardo Campos e da maioria dos políticos pernambucanos vinculados ao ex-governador.

O PT tenta escapar mostrando obras de infraestrutura e desconstruindo imagens. Mas 12 anos no poder é muito desgaste. A quinze dias do dia 26, tempo há para mudar o quadro, que já mudou tanto nesta disputa.

O flanco petista está aberto e sangra com as denúncias de corrupção na Petrobras. São muitos adversários, especialmente os evangélicos e os proprietários dos grandes veículos de comunicação.

O tempo corre. Aécio está em vantagem. Tudo parece ocorrer para beneficiá-lo. Mas eleição...; é eleição. Vitória só pode ser contada depois da urna aberta e todos os votos contados.

Os debates marcados para os próximos dias nas TVs, e serão vários, serão decisivos, pra não dizer dramáticos.

 

e mail – vfamalta@ig.com.br

Facebook – Voney Malta

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..