Pesquisas registradas, internas e trackings apontam consolidação de candidaturas

23/09/2014 08:01 - Voney Malta
Por Voney Malta

Um candidato vitorioso é definido por uma série de ferramentas científicas. Dificilmente, raramente, sai vitorioso numa disputa majoritária quem não se utiliza delas. E fundamentalmente para consumo interno dos comitês porque dão o norte sobre o retrato político do momento. É o roteiro, a bússola a ser seguida.

 E o que vem sendo apontado na disputa em Alagoas por pesquisas internas, apenas a doze dias da eleição, é uma estabilização de crescimento lento, mas constante e estável dos candidatos que lideram desde as primeiras pesquisas registradas e as de consumo interno.

Aqui cito duas registradas no TRE e no TSE de Institutos diferentes que estão disponíveis na Justiça Eleitoral: Exatta - TRE-AL sob o protocolo nº AL-00014/2014 e no TSE sob o protocolo nº BR-00663/2014; e Ibope, registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número AL-00010/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00592/2014.

Os candidatos Renan Filho (PMDB) e Fernando Collor (PTB) lideram desde o início. O tracking diário e as pesquisas internas dos comitês de campanha vêm mostrando tendência de leve crescimento de ambos e de uma queda mais acentuada dos seus principais adversários, Biu (PP) e Heloísa (PSOL).

Pelos resultados das pesquisas divulgadas e daquelas para consumo interno, além dos trackings, dificilmente o quadro será alterado.  Inclusive é grande e crescente, no caso da eleição para governador, a possibilidade de definição ainda no primeiro turno.

O significado de tracking - O tracking tem como objetivo medir diariamente como informações relativas ao processo eleitoral são assimiladas pelo eleitor e ajudam na formação do voto. Assim, a divulgação das sondagens diárias possibilita aos leitores identificar com antecedência a tendência evolutiva das pesquisas. Oriunda do inglês, a palavra tracking significa rastreamento, trilha ou caminho.

Para grupos políticos, a pesquisa de monitoramento é essencial. Ela é utilizada tanto em períodos eleitorais como fora deles. Na campanha eleitoral, é necessário saber periodicamente se as pessoas estão aprovando as estratégias utilizadas em marketing político. A pesquisa de Tracking eleitoral é decisiva para mudanças de estratégias dentro de um pleito. Fora do período eleitoral, ela é utilizada para ajudar a definir quais são os melhores candidatos disponíveis em um partido. Além disso, a pesquisa de Tracking na política ajuda os grupos a saberem quais são as maiores falhas da oposição.

e mail – vfamalta@ig.com.br

Facebook – Voney Malta

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..