Viçosa é um município brasileiro do estado de Alagoas, localizado a 86 quilômetros da capital Maceió. Foi em Viçosa que  Zumbi dos Palmares- que consta como herói no livro panteão nacional- travou sua última batalha, na Serra Dois Irmãos, no Quilombo Dambrabanga, extensão da República dos Palmares.

Em Viçosa existem três comunidades quilombolas: Sabalangá, Gurugumba e Mata Escura.

Todos os anos  no mês da consciência negra a prefeitura realiza a  caminhada ecológica “Viçosa na Trilha de Zumbi”, com destino a Serra Dois Irmãos.

O passado de Viçosa guarda um pedaço importante da história do Brasil.

E, é, em Viçosa que Paulo Xavier,  maestro da banda Afro Gurungumba exercita o que mais gosta de fazer: Ser um grande  artífice no fomento de resgatar, através da música, as  tradições negras/africanas no município de Viçosa,AL.

A banda Afro Gurungumba- fundada em 2002- é formada por estudantes da Rede Municipal de Ensino e tendo como base a aplicação da Lei 10.639/03 - que torna obrigatório o ensino da Cultura Afro-brasileira nas escolas- busca formar uma  juventude consciente da importância do povo negro para a construção da história brasileira, conhecendo mais de perto o universo da música negra.

O Projeto tem o objetivo de desenvolver o ensino afro-musical, e colaborar com a aproximação entre a história e a sociedade.  Foca no desenvolvimento humano alicerçado à diversidade cultural. A Prefeitura de Viçosa dá suporte  para que a Banda tenha vida longa.

 Segundo, o maestro Paulinho- como é mais conhecido: “Educar os jovens cidadãos é o grande motivador deste projeto e tendo a influência da passagem de Zumbi em nosso município, temos ainda mais forças para lutar e vencer a discriminação racial, o preconceito e ainda influenciar os jovens nos estudos, deixando eles longe do caminho das drogas”.

E  complementa: “A luta de Zumbi e do povo palmarino pela liberdade nos trouxe até aqui, temos que amar a liberdade, e construímos esse amor tendo Zumbi como ícone da Liberdade”.

A Banda  realiza uma série de apresentações, dentre elas a participação como “puxador”  na Caminhada Somos Tod@s Cláudia, ocorrida dia 13 de abril, na orla de Maceió,AL, idealizada pelo Instituto Raízes de Áfricas e  professoras das  Faculdades FITS, Raimundo Marinho e UNCISAL.

Em 14 de abril de 2014, Banda Afro Gurungumba, através do  maestro Paulo Xavier,  foi   homenageada, na Casa Tavares Bastos/Assembléia Legislativa de Alagoas, durante a Audiência Pública: A Educação antirracista , a Lei nº10.639/03 e o Plano Juventude Viva”,  com o Certificado Mojubá Oluku mi”, que na língua ioruba quer dizer: Eu saúdo meus amigos.

O maestro Paulinho  não conteve a emoção  ao agradecer a homenagem.- “Tenho certeza que a Banda Afro  através da arte e do amor  vem fortalecendo a cultura de Viçosa e esse trabalho não é só meu. É de todos que ao longo do ano alimentam  nossos sonhos e revigoram essa vontade de seguir adiante. A parceria com a prefeitura  estrutura uma rede  para a vivencia da música a muitos alunos, possibilitando assim o aperfeiçoamento  e a troca de  experiências."

A entrega do Certificado Mojubá Oluku mi” à Banda Afro Gurungumba  é uma forma encontrada pelo Instituto Raízes de Áfricas, uma das representações do movimento negro, em Alagoas,  de homenagear uma ação que tem  credibilidade e, é importante para a sociedade como fator de transformação, além de levar o nome e a cultura da cidade de Viçosa para diversas localidades.

Parabéns, maestro! 

Parabéns, Gurungumba!

Parabéns, Viçosa!