O Instituto Raízes de Áfricas, uma das representações do movimento negro alagoano, recebeu indicação do deputado federal por Alagoas, Maurício Quintella, para concorrer à Comenda Senador Abdias Nascimento, instituída pelo Senado Federal, através da  resolução de nº 47 em 2013.

Destinada a agraciar personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à proteção e à promoção da cultura afro-brasileira a comenda será conferida a 5 personalidades, anualmente, durante sessão solene do Senado Federal, em novembro, comemorando a Semana da Consciência Negra.

Segundo critérios estabelecidos poderão indicar candidatos à Comenda:

- Entidades governamentais e não governamentais de âmbito nacional que desenvolvam atividades relacionadas à proteção e à promoção da cultura afro-brasileira

- Senadores

- Deputados Federais

Zara Soares, assessora parlamentar afirma: “Quando o  deputado Maurício Quintella tomou conhecimento da Comenda Abdias Nascimento pensou logo nas ações mobilizadoras do Instituto Raízes de Áfricas, em Alagoas  como referenciais para concorrer à premiação no Senado e nos  pediu para entrar em contato com a coordenação da entidade”.

Instituto Raízes de Áfricas e de ações afirmativas. Em Alagoas.

O Raízes de Áfricas, sediado no estado de Alagoas, na capital, Maceió,  é um organismo social de ativismo  e militância negro, entidade  não governamental, sem fins lucrativos e  que tem como objetivos promover o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica sobre o racismo contemporâneo, a gestão do conhecimento e a  interlocução entre governos, sociedade  e as políticas públicas.

Criado em 04 de dezembro de 2008 e lançado posteriormente no dia 20 de março de 2009, no 1º Encontro EtniCidades Brasil: “Brasil e República de Cabo Verde: Laços e Diferenças / Diferenças e Diálogos”, ainda tinha o caráter de Projeto.

Um projeto que foi  pensado para ser um espaço de  produção, de conhecimentos, pesquisas, diálogos presenciais, incorporando os esforços e  a história de avanços do movimento negro nacional .

Transformado em Instituto em 2013, consolidou-se como um observatório de análise permanente dos  impactos das políticas públicas no combate ao racismo,  dialogando  com as experiências das esferas federal, estadual e municipal.

O Instituto Raízes de Áfricas se sente honrado com tão grande reconhecimento. Essa indicação já é por si só um grande prêmio.

Obrigada, deputado Maurício  Quintella!