Numa manhã de sol de domingo,03, II Ígbà Seminário Afro-Internacional reuniu 150 participantes, em Alagoas.

04/11/2013 08:43 - Raízes da África
Por Arísia Barros

 

E a segunda, 04 de novembro  amanheceu com o sabor de missão cumprida.

O II Ígbà Seminário Afro-Internacional: “A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e os Contributos para o Diálogo entre África e Brasil", que aconteceu , dia 03 de novembro, no auditório térreo do Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, AL foi um sucesso.

O II Ígbà Seminário fez parte da programação oficial da IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Na manhã de  domingo ensolarado, 03, com o sol tinindo de quente e belíssimas  e  convidativas praias de Maceió cheirando a azul,  o Instituto Raízes de Áfricas mobilizou para o Seminário 150 pessoas que estiveram  atentas e participativas.

A energia do Seminário foi muito-muito-muito boa. A equipe  da Bienal, coordenada por Stela Lameira foi um primor só. Os e as convidadas estiveram com a energia da construção. Madalena Oliveira deu show de levantar a plateia que com ela versou cantigas de Cabo Verde. O Hino da Negritude, do professor Eduardo Oliveira interpretado por Madalena reafirma nosso pertencimento. A Banda Afro de Viçosa explodiu arte no hall do auditório do Centro de Convenções Ruth Cardoso.  Sónia André de Moçambique  trouxe o forte soar de Áfricas em sua poética. O embaixador da República de Cabo Verde, Daniel Antonio Pereira encantou o público que ansioso pelo conhecimento pátrio-africano  adquiriu a obra do também historiador, Daniel, lançada na Bienal.

Simone Caputo Gomes é intelectual referenciada, mas singela em seu jeito carinhoso de tratar as muitas gentes. Expert no estudo das mulheres de Cabo Verde.

Ivaldo Paixão, meu amigo e parceiro dileto do governo do Ceará, agora com um visual black grisalho se emocionou ao receber o prêmio Erí-Okán, que em ioruba quer dizer consciência.

Golbery Lessa e Sávio Almeida levantaram o público à discussão das quotas e meritocracia. Ambos intensos em suas defesas.

Os parceiros se fizeram presentes Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Educação de Maceió e o fundamental apoio da Editora da Universidade Federal de Alagoas-EDUFAL..

A nota triste foi o falecimento da esposa do ator Milton Gonçalves que impossilitou sua participação. Nossos sentimentos a Milton e família.

A equipe do Instituto Raízes de Áfricas, Arianne Barros, Laura Antunes e Augusto fizeram bonito. Arianne Barros cresce a olhos vistos, aos poucos tem incorporado a  segurança do palco. Laura Antunes mediou com precisão as três mesas do Seminário. O Seminário marca seu retorno a equipe. O José Augusto recepcionou as pessoas com sua inseparável saia africana.

E recebo na manhã de segunda o recadinho in box da Walkyria Valéria :”Bom Dia linda Arísia adorei o Seminário na Bienal, maravilhoso!!

Portanto, missão cumprida!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..