“Olha para trás, mas vai em frente, pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te”. Charles Chaplin

18/08/2013 06:43 - Prof. José Queiroz
Por o mesmo

No texto anterior busquei conceituar o coaching para que vocês possam ter uma ideia clara deste processo maravilhoso que está mudando, para melhor, muitas pessoas e organizações no mundo inteiro, inclusive, aqui no Brasil.

Vamos hoje falar um pouco mais sobre este processo

A palavra coaching vem tomando os ambientes organizacionais e familiares em todo o Brasil, como um excelente método para a transformação e desenvolvimento das pessoas e das empresas.

O processo de coaching segundo Jonh Whitmore, autor do livro Coaching para performance - é uma maneira gentil de fazer crescer a consciência dos desequilíbrios existentes e de apoiar quem está sendo orientado a encontrar um caminho que beneficie seu trabalho e sua liberdade de ação.

A essência do coaching é liberar o potencial de uma pessoa para maximizar seu desempenho e auxiliá-la a aprender em vez de ensiná-la.

O coaching tem mais a ver com “ensinar a pescar do que dar o peixe”. O profissional (coach) evoca do cliente (coachee) respostas e ações, em vez de aconselhá-lo ou escolher por ele.

São etapas de um processo de Coaching:

O processo de investigação, reflexão e conscientização;
Descoberta pessoal dos pontos fracos e das qualidades;
Aumento de consciência de si mesmo;
Aumento da capacidade de se responsabilizar pela própria vida;
Estrutura e foco;
Feedback realista;
Apoio.

O Coaching libera o potencial do individuo para que este maximize seu desempenho e faça o que antes acreditava impossível. Ele, fundamentalmente, facilita a mudança que vai levá-lo aos resultados desejados.

No próximo texto, mais sobre coaching para que você possa tomar contato com este maravilhoso processo. Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato através do e-mail abaixo.

 

Adm. José Queiroz de Oliveira

Business and Executive Coach/Professional & Self Coaching/pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e pelo ICI – International Association of Coaching – Institutes (E.U.A), Analista Comportamental.professor,palestrante e escritor.

www.coach.queiroz@bol.com.br

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..