O que as ruas estão dizendo é: falta Gestão

05/07/2013 04:45 - Prof. José Queiroz
Por o mesmo

A leitura que vem sendo feita dos acontecimentos atuais - as inúmeras manifestações nas ruas de todo o país - do ponto de vista micro ou como costumo denominar “visão míope” é que falta transporte, falta médico, falta alimento, falta ética, segurança, etc. É uma leitura correta, porém míope. A visão estratégica, o que as ruas nos dizem é na verdade: Falta Gestão.

A gestão é uma ciência recente no mundo, pouco mais de cem anos, e que por aqui, a depender da região que você vive no Brasil, o seu conceito ainda é desconhecido.

No Brasil o que presenciamos nos últimos cinquenta ou sessenta anos foi um desprezo total a este importante conceito que nos ensina, por exemplo, que o importante é o que saí do sistema e não o que entra, ou seja, o resultado é o mais importante.

Tomando para análise apenas este aspecto do conceito o que verificamos? Um total desprezo pelo que sai e uma enorme ênfase no que entra no sistema.

Mais dinheiro para a educação e o resultado? Mais rodovias e o resultado? Mais bolsa família e o resultado? Mais recursos para o judiciário, legislativo e o resultado? Mais dinheiro para a saúde e o resultado?

Dois exemplos claros aqui do nosso estado de Alagoas.

Milhões para reconstruir as casas das pessoas atingidas em 2010 pela grande cheia. Resultado: casas entregues em 2013 que na primeira chuva de médio porte foram inundadas.

Escolas estaduais reformadas através de um contrato emergencial que provocou a perda do ano letivo de milhares de alunos, na primeira chuva de porte médio desabou parte da estrutura.

Bem, é disso que o povo fala nas ruas. O pouco que existe não funciona.

Gestão é fazer mais com menos e de melhor qualidade

Olha com eu estava certo. Não tenho o dom da premonição apenas tenho ouvidos atentos e olhos abertos para o que está acontecendo, vejam o que postei aqui neste blog em Abril e que ainda está disponível para sua leitura:

Postado em 18/04/2013 às 16:12 por o próprio em Blog › Prof. José Queiroz

Cuidado! O Povo está de “saco cheio”.

 

É talvez agora eles me entendam, ou melhor, nos ouçam.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..