Ninguém sozinho é melhor, ou pode mais que todos nós juntos.

11/06/2013 04:44 - Prof. José Queiroz
Por José Queiroz

Todos nós educadores já sabemos que educação só funciona com afeto e respeito. Liderança também. Ninguém sozinho é melhor, ou pode mais que todos nós juntos.

Entendo que o gestor para obter sucesso, para conquistar a verdadeira liderança, precisa independentemente do cargo que ocupa, gostar de gente.  Se não gosta de gente, se não acredita que deve respeitar as pessoas, se não vivencia suas emoções e se não tem afeto e alegria dentro de si para tolerar com solidariedade e otimismo as pessoas que o ajudam a conseguir resultados, então, não é pelos inúmeros diplomas acadêmicos obtidos que seu racional vai conseguir entender os sensíveis caminhos da motivação humana.

Os tempos atuais são tempos desafiadores, as crises são constantes, as exigências enormes, e, mais do que nunca, precisamos da colaboração de todos que fazem a nossa equipe para surfarmos essas difíceis ondas.

A característica do líder que é mais valorizada, neste momento, é a capacidade de reter os talentos humanos da empresa, ou conquistar aqueles talentos que a empresa por ventura necessite. Para que isso aconteça, é fundamental para o líder, saber administrar, sobretudo, seus sentimentos, no sentido do desenvolvimento da inteligência emocional, intrapessoal e interpessoal.

Ter a consciência da importância do conjunto de funcionários, desde a função considerada a mais simples, até o alto escalão da pirâmide é um fato considerável, no sentido da busca de uma visão ampliada e sistêmica da empresa.

Lembro-me da história de uma criança que chegou em casa, chorando, porque não conseguiu o papel  principal de uma apresentação teatral da  escola. Seu avô, pacientemente desmontou um relógio antigo, espalhou todas as peças de sua composição sobre a mesa e perguntou à criança qual a peça que ela achou mais insignificante. A menina apontou para uma peça que se chama “cabelo”, um minúsculo fio, sem nenhuma expressividade.

Pois é, disse o avô. Sem essa peça, o relógio não funciona!

O gestor deve olhar todos os seus trabalhadores como pessoas importantes na composição do quadro de funcionários de sua empresa, considerando que há uma rede de relações significativas entre elas, independentemente do cargo que ocupam.   

Está nos relacionamentos, na energia gerada pelo campo relacional a solução para o sucesso empresarial no campo profissional ou pessoal, e até mesmo na administração pública.  Afinal as organizações são feitas de pessoas, suas crenças e valores.

Cabe ao líder entender esta divindade e ter a maestria para encontrar a sintonia perfeita

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..