Nós, estudantes de Nutrição/UFAL, decidimos pela paralisação.

08/07/2013 20:08 - Raízes da África
Por Arísia Barros

Recebemos e socializamos...

Nota de Paralisação dos Estudantes de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) contra a falta de Nutricionistas no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA)

 O HUPAA é o hospital-escola da UFAL de referência para toda a população do estado em atendimento de média e alta complexidade e responsável por auxiliar na formação dos profissionais dos cursos da saúde desta universidade.

 Atualmente existe um déficit de Nutricionistas no HUPAA, pois se estima que sejam necessários cerca de 30 profissionais para atender as necessidades do Hospital. Entretanto, no momento o hospital conta com apenas 5 nutricionistas, das quais 1 irá se aposentar e outro se afastará para realização do doutorado, restando apenas 3 profissionais para atender toda a demanda de assistência aos usuários do HU, além das atividades de ensino (Orientação de residentes, estagiários e aulas práticas).

O último concurso para contratação de nutricionistas foi realizado em 2006, no qual houve a contratação de apenas 1 nutricionista. Isto mostra o descaso com a saúde pública, com a profissão e a necessidade de realização de um novo concurso para suprir as demandas de profissionais no HU, principalmente nos setores que necessitam do nutricionista e possuem amparo legal à presença do mesmo na equipe técnica. Com isso, setores como o CACON, o hospital DIA, a maternidade, seguem funcionando de forma ILEGAL, sem o nutricionista, privando a população do atendimento mais integralizado.

Além disso, para agravar a situação, a falta de materiais hospitalares que acomete o HUPAA interfere no trabalho do nutricionista e dos demais profissionais no cuidado ao paciente, o qual é o principal prejudicado pelo descaso com a saúde pública.

Diante desta situação, nós, Estudantes de Nutrição da UFAL, EXIGIMOS medidas imediatas para resolução dos problemas identificados, queremos abertura de novos CONCURSOS PÚBLICOS. Como forma de protesto, decidimos em assembleia PARALISAR NOSSAS ATIVIDADES no dia 10 de Julho de 2013, no qual iremos unir a nossa pauta de reivindicações ao Ato Unificado em Defesa do HUPAA.

Ato Unificado em Defesa do HUPAA:

Oficina de cartazes: 8h, no Hall da FANUT (próximo ao Jhonny).

Fonte: Ana Isabela

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..