Intoxicação emocional

04/06/2013 11:50 - Bispo
Por Blog do Bispo
Image

 

Quando dizemos, que uma pessoa está intoxicada significa que a mesma está apresentando vários sintomas, devido a alguma substância tóxica, nociva, que ingeriu ou teve contato.

Na INTOXICAÇÃO EMOCIONAL, falamos de pessoas que desenvolveram sintomas psicológicos e muitas vezes físicos, causados por um desequilíbrio de suas emoções. Seus sentimentos vieram com tamanha força, que devastaram sua vida e o colocaram como um prisioneiro do que está sentindo.

Passado o período de Negação, as evidências do problema são mascarados ou minimizados, não permitindo a aceitação da realidade, inicia-se um ciclo vicioso marcado pelo que chamo de Intoxicação Emocional.

Quatro sentimentos provocam esta intoxicação, a Raiva, Culpa, Medo e a Vergonha, deixando o co-dependente imobilizado, refém de seus pensamentos e fantasmas. Apesar de não haver uma ordem exata, observamos na prática, que eles estão sempre permeando a vida do co-dependente e impedindo sua mudança de atitude.

A Raiva é despertada facilmente, pois ele acredita que o uso de drogas de seu familiar, é a causa de todos os problemas da família. Por possuir uma baixa autoestima, suas expectativas são frequentemente frustradas. Ao tomar decisões sob o efeito deste sentimento, costuma não ser assertivo em suas atitudes, desenvolvendo grande arrependimento.

A Culpa é um dos sentimentos mais intoxicantes, pois o codependente sente-se responsável de forma direta, pelo que acontece com as outras pessoas. Comumente questiona-se: “Onde é que eu errei?” “ Se eu tivesse feito o que ele queria, isso não teria acontecido”. Ao ser tomado pela culpa, vivencia um momento extremamente perigoso, pois acaba cedendo facilmente as manipulações do dependente químico.

Instala-se então um Medo constante, onde o simples toque do telefone é o suficiente para desestruturar seu dia, e dar lugar a pensamentos carregados de negativismo e desespero. Nesse momento, a incerteza do que irá acontecer com a vida de seu familiar, atormenta seu cotidiano, deixando-o altamente vulnerável, levando-o a tomar decisões perigosas para sua vida e a vida de sua família.

Surge então o quarto sentimento deste ciclo, a Vergonha.  Benjamim Franklin afirmava, que tudo o que começa com raiva, acaba em vergonha! Este é certamente, um dos sentimentos mais preocupantes, já que é justamente nesse estado emocional, que se inicia o Isolamento.

É comum deixar de frequentar lugares de lazer, igrejas, festas de família, do trabalho, etc.. Ele começa a acreditar que poderá resolver o problema sozinho, que ninguém é capaz de ajudá-lo, que sua situação é a pior de todas, falar sobre o que está acontecendo em sua casa parece algo impossível. Uma porta para outras doenças, como a Depressão é aberta nesse período.

A Vergonha é geralmente, um dos principais motivos na demora pela busca de ajuda. A ilusão de que é possível resolver o problema do outro, e sozinho, é uma ideia recorrente, desencadeando sentimentos de desesperança, tristeza e solidão.  

Romper este ciclo requer esforço, mente aberta, disciplina e participação ativa em Grupos de Mútua Ajuda e em alguns casos na Psicoterapia. Modificar padrões de comportamento tão antigos e complexos é um exercício diário e demorado, fundamentais para a desintoxicação emocional.

O primeiro desafio é identificar os sentimentos, pois de tanto preocupar-se com os sentimentos alheios, o co-dependente perdeu sua identidade. Depois desse resgate, é preciso trabalhar os sentimentos, para reagir assertivamente e tomar sua vida de volta.

A quebra das correntes que o aprisionam, são conquistadas com novas atitudes, novas formas de relacionar-se com os que o cercam, e consigo mesmo.

Texto:

JOELMA NUNES

Psicóloga – CRP 15/2523

Doutoranda em Psicologia Social – UK

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..