A ideia do Ônibus do Desarmamento enquanto unidade itinerante de coleta de armas surgiu a partir da necessidade de uma estratégia de aproximação da Campanha Nacional do Desarmamento, que existe desde 2004, do cidadão comum. A Secretaria de Estado de Promoção da Paz de Alagoas (Sepaz) percebeu que as pessoas tinham medo de entregar a arma em delegacias e batalhões (postos fixos da campanha) porque, motivadas por medo, preconceito ou desinformação, temiam ser presas, já que ter uma arma sem registro – parte considerável das armas nas mãos da sociedade civil – é crime.

 

O objetivo, então, foi criar um equipamento que desmistificasse esse estigma e levasse informação à população, que pudesse percorrer os bairros e municípios, aproximando-se das pessoas e diminuindo as “desculpas” e “dificuldades” de entregar a arma, como “o batalhão de polícia é longe” ou “não tenho internet pra imprimir minha guia de trânsito”. Um ônibus personalizado, com identidade visual de apelo bem direto: “Entregue sua arma”.

 

Uma iniciativa da Sepaz executada com apoio logístico de segurança da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e Polícia Militar de Alagoas, o Ônibus se propõe a facilitar ao máximo o acesso da população ao posto móvel da Campanha do Desarmamento, envolvendo-as no processo de construção uma Alagoas de paz. A entrega de uma arma de fogo é um passo objetivo neste caminho, pois o cidadão supera uma visão deturpada de segurança, percebendo que esta arma é um instrumento de ataque e de grande propensão a gerar tragédias em casa, como nos casos de disparos acidentais e “brincadeiras” envolvendo crianças e adolescentes, principalmente.

 

Além disso, há o fator de tirar de circulação armas que, certamente, parariam nas mãos de criminosos, seja através do comércio ilegal – em situações de dificuldade financeira na casa, é comum que a arma de fogo seja o primeiro objeto a ser “sacrificado” em busca de dinheiro –, seja através do roubo ou furto desta arma em uma invasão de domicílio.

 

Números da arrecadação

 

Pouco mais de sete meses após seu lançamento, o Ônibus do Desarmamento já esteve em dez localidades e recebeu 357 armas de fogo. Só em 2013, foram 313 entre o total de 461 armas recebidas pela Campanha do Desarmamento, contando também com os postos fixos (dados oficiais do Boletim Semanal da Campanha do Desarmamento nº 94, de 26/05/2013, Ministério da Justiça), levando Alagoas ao 3º lugar no ranking nacional da campanha.

 

Há uma nítida evolução da arrecadação de armas em Alagoas a partir do lançamento do Ônibus do Desarmamento. No período entre novembro de 2011 e abril de 2012, quando não havia o posto móvel de coleta, foram recebidas 104 armas de fogo na Campanha do Desarmamento. Com o funcionamento do Ônibus, em novembro de 2012, foram recebidas, até abril de 2013, 520 armas de fogo, um aumento de exatos 500% na arrecadação.

 

Texto:

Mariana Lima

Ascom Sepaz