Partido da República impediu que a nova lei antidrogas autorizasse a publicação de advertências sobre os riscos à saúde em rótulos de bebidas alcoólicas, informa a Agência de Notícias da Câmara dos Deputados,http://www2.camara.leg.br . Informa a reportagem:
“Por meio de destaque do PR, o Plenário retirou do texto a determinação de que os rótulos de bebidas alcoólicas contivessem advertência de seus malefícios, segundo frases estabelecidas pelo órgão competente. A mensagem deveria ter imagens ilustrando o seu sentido. Foram 169 votos contra 149.”
O relator do projeto, deputado Givaldo Carimbão(PSB-AL) argumentou que ” mensagens de alerta foram eficientes no caso cigarro.Quando isso ocorreu com o fumo, várias pessoas foram esclarecidas e pararam de fumar, o mesmo ocorreria com a bebida. Consumo de bebida alcoólica está ligado ao começo do uso de drogas ilícitas.”
Mas, conta a Agência Câmara, o fato não sensibilizou outros deputados que se revelaram contrários à advertência e “defenderam o tratamento do tema em um projeto em separado”.
Os deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) e Efraim Filho (DEM-PB) afirmaram que ” a proibição seria uma irresponsabilidade com a indústria nacional”.
O deputado Marcos Montes (PSD-MG) declarou que “rotular com advertências apenas os produtos nacionais fere a isonomia com os produtos importados”.
O deputado Beto Mansur (PP-SP) disse que” não cabe apenas discutir os rótulos das bebidas. Não será esse texto no rótulo que vai resolver o problema do consumo de bebida alcoólica. Só vai prejudicar o setor.”
Site:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/campanha/pr-e-outros-3-deputados-contra-advertencias-de-riscos-a-saude-nos-rotulos-de-bebida-alcoolicas/