O psicólogo e especialista em dependência química Dr. Edilson Lima, trabalha no processo de recuperação e tratamento sobre dependência química no estado de Alagoas, o mesmo vem se destacando no Estado quando nos referimos a esta temática.

Atualmente Dr. Edilson Lima atua em 2 (duas) comunidades acolhedoras que acolhe dependentes químicos, é coordenador do curso de capacitação em dependência química, além de atendimentos em consultório particular e consultorias em diversas instituições.

Edilson Lima também é fundador e presidente do Grupo Reluz (Grupo de Formação de Multiplicadores na Prevenção do Uso de Drogas Licitas e Ilícitas), um grupo que visa apoiar familiares e dependentes químicos em recuperação, e a sociedade como um todo.

Segundo Dr. Edilson Lima:

Atualmente a dependência química é uma das temáticas mais discutidas em todo país, e com isso, vemos a grande necessidade de estarmos sempre nos atualizando ao que se refere o que discutimos, pois, quanto mais acompanho dependentes químicos em recuperação vejo a real necessidade de cada um, bem como o que de fato podemos fazer para amenizar este mal que assola a nossa sociedade.

Alagoas vive um momento em que é preciso haver mais empenho e dedicação não apenas do poder público e sim de todos os profissionais de saúde envolvidos, como também do apoio em massa de nossa sociedade, pois, se pararmos para refletirmos iremos perceber que todos somos afetados de forma direta e/ou indireta por uso abusivo de drogas (sejam elas licitas ou ilícitas), que de forma assustadora atinge não apenas a uma classe socioeconômica e sim a todos, além de haver uma triste estatística que coloca nossas crianças e adolescentes como usuários e dependentes com tão pouca idade.

Ao falarmos em drogas, de imediato fazemos uma relação ao vício, solidão, prisão, separação, dificuldade, e, cada dia mais sua disseminação tem aumentado e alcançado pessoas de distintas classes sociais, sexo, cultura, raça, religião, etnia e etc, tornando-se dessa maneira um assunto de domínio público.

É através de uma postura social, com finalidade de prevenção e redução de danos a usuários, e orientação adequada á dependentes químicos em processo de recuperação que visamos por meio de metodologias próprias e que incitamos pessoas a integração de forças com o intuito de formar multiplicadores do conhecimento e consequentes divulgadores da temática, alcançando assim, através deles, uma área geográfica maior.

Já capacitamos aproximadamente 100 (cem) pessoas, entre elas estudantes e profissionais de psicologia, direito, serviço social, pedagogia, terapia ocupacional, nutrição e enfermagem, e atualmente estamos capacitando mais de 140 estudantes onde nosso objetivo é formar multiplicadores para disseminar o conhecimento do combate ao uso de drogas e redução dos danos causados, além de orientar sobre a identificação dos tipos de drogas e seu funcionamento no organismo, como também especificar os aspectos psicológicos que englobam os usuários e a compreensão dos aspectos físicos e emocionais que envolvem a retirada da substância do organismo.

A ideia da criação e/ou fundação do Grupo Reluz surgiu em Montevidéo no Uruguay em discussão na sala de aula do meu mestrado no dia 12/07/12 às 16hs onde estava em desenvolvimento o tema da tese de mestrado com profissionais de alguns estados do Brasil e apoio de profissionais da Argentina e Uruguay.

O Grupo Reluz se reúne uma vez por semana procurando dar este suporte e orientação utilizando métodos simples como divulgação através de panfletos e textos, palestras e/ou conferências com aplicação de vídeo depoimento de usuários em recuperação, como também a forma de trabalho encontrada em várias instituições tanto na prevenção, como no tratamento e depoimento.

Atualmente Edilson Lima tem se dedicado diariamente a esta causa procurando minimizar o sofrimento de familiares e dependentes químicos em recuperação, visando estimular e fortalecer seus aspectos psicosociocultural, atuando especificamente em suas necessidades reais e urgentes de forma direta e objetiva por meio de acompanhamento psicológico, bem como por meio de uma orientação social Contemporânea.