A dependência química é sem duvida a maior problemática atual em nossa sociedade e o aconselhamento é a parte integrante do trabalho de todo profissional que atue nesta área.

Esse curso busca suprir as necessidades aprimorando as diversas práticas que configurem as ações de: Orientar, Ajudar, Informar, Amparar e Tratar o dependente do álcool e outras drogas.

A dependência química é um fenômeno complexo e pluri-determinado, sendo diversas as disciplinas do conhecimento científico necessárias a sua compreensão, e conseqüentemente, são diversas as áreas profissionais envolvidas na abordagem desta clientela e no tratamento desta doença.

 O fato de considerarmos a dependência química uma questão de saúde, isto não significa que se trata apenas de um problema com causas físicas, orgânicas. A dimensão psíquica ou emocional, assim como os fatores de contexto incluindo fatores sociais, culturais, familiares são igualmente importantes.

A perspectiva transdisciplinar refere-se a uma leitura de todas estas dimensões que precisamos considerar no conhecimento e na abordagem da dependência de substâncias psicotrópicas, buscando definir a diversidade de situações sem perder de vista a globalidade do fenômeno e a singularidade de suas manifestações em cada sujeito que se apresenta (ou é apresentado) como dependente.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da área de saúde, de nível médio ou superior; estudantes de graduação da área da psicologia e/ou serviço social; agentes da paz, coordenadores de comunidades terapêutica e/ou outros tipos de serviços de reabilitação e de reinserção social de indivíduos com transtornos decorrentes do uso abusivo de drogas, bem como demais interessados nas práticas relacionadas ao atendimento de usuários de substâncias psicoativas, em especial recursos humanos atuantes nas instituições assistenciais filantrópicas denominadas de Comunidades Terapêuticas.

OBJETIVOS DO CURSO:

  •  Formar conselheiros terapêuticos e multiplicadores.
  • Transmitir conhecimentos referentes aos mais atuais modelos de tratamento para a dependência química.
  •  Capacitar o aluno para a realização de aconselhamento terapêutico clínico individual e grupal para dependentes químicos e seus familiares.
  • Capacitar profissionais da área para desenvolver formas de tratamento.
  • Capacitar o público-alvo para melhor desempenho de suas funções perante os serviços de atenção psicossocial direcionados às pessoas com transtornos decorrentes do uso ou do abuso de substâncias psicoativas.
  • Fortalecer e capacitar a rede social de atenção às pessoas com transtornos decorrentes do uso ou do abuso de substâncias psicoativas, atualizando conhecimentos e otimizando a qualidade dos serviços prestados.
  •  Estimular o desenvolvimento de habilidades que potencializem as competências mínimas desejáveis para os técnicos que atuam na área da dependência química, realizando seus trabalhos de uma forma mais eficaz e com um melhor controle das situações que se apresentem.

 

MÓDULO DO CURSO 2013

01-  CONHECIMENTO TÉCNICO CIENTÍFICO FISIOPATOLOGIAS DO USO DAS DROGAS INTERVENÇÃO OPORTUNA PARA INTERNAÇÃO

02 - GESTÕES DE CLÍNICA DE REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS

03 - LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DE UMA CLÍNICA DE REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS

04 - TRATAMENTO EM CLÍNICA DE REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS. A PESSOA DO CONSELHEIRO TERAPÊUTICO PROGRAMA DE TRATAMENTO

05 - POLITÍCAS PUBLICAS

 

METODOLOGIA

O curso a será ministrado de forma presencial, por especialistas e colaboradores convidados, por meio de aulas expositivas; vivencias; estudos dirigidos; oficinas enriquecidas com a discussão de casos e exposição de situações e práticas concretas, amparadas por referenciais teóricos atualizados.

Serão utilizados recursos áudio-visuais e estratégias de aplicação e prática, a partir de situações de interatividade e com perfeita integração entre os recursos disponibilizados pelo professor ou pela equipe.

CARGA HORÁRIA

30 horas de aulas teóricas presenciais, a serem realizadas no local do curso. 

Durante o curso pretende-se que os participantes apresentem situações reais de seu cotidiano institucional, aplicando o que foi transmitido em sala de aula, buscando evidenciar e identificar deficiências e sinergias possíveis, adequando a pertinência do conteúdo apresentado, com clareza, objetividade qualidade da argumentação.

O aluno deverá completar, no mínimo, 80% de participação como requisita para conclusão e recebimento do certificado.

DATAS E HORÁRIOS

PERÍODO: 18 a 21 de Abril de 2013

LOCAL:Arapiraca

INSCRIÇÕES

- A taxa de inscrição dará direito a material didático.

- As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail: curso.conselheiro.al@gmail.com ou pelo telefone 9925-0677 / 8833-1204 / ou 9916-6115, sendo necessário solicitar a Ficha de Inscrição para preenchimento.

- As inscrições serão confirmadas mediante apresentação de comprovante de pagamento.