Memorização de Números e Datas

13/04/2013 06:45 - Psicologia - Gerson Alves
Por Gérson Alves da Silva Jr
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A maior parte das pessoas encontra dificuldades em memorizar números e datas. Lembrar datas históricas, números de telefones ou documentos são operações complexas e difíceis quando precisamos fazer isto em volume e com certa velocidade. Os números são abstratos e intangíveis por isso é difícil lembrar-se deles. Dando prosseguimento ao Projeto Formação Acadêmica para Estratégia de Adequação ao Ensino Superior, do PIBIP-Ação/PROEX da Universidade Federal de Alagoas, pretendemos trabalhar com os leitores o desenvolvimento de uma técnica que possibilite memorizar números, com certa velocidade e em quantidade, até o final deste artigo.

Sugerimos que antes do leitor aprofundar os estudos sobre técnicas para memorizar números (Fixação Mnemônica), realizem leitura dos textos: Medo de Falar em Público e a Memória juntamente com Técnica de Memória: Encadeamento. Ambos os textos referidos estão disponíveis nas postagens anteriores deste portal.

À medida que estudamos a memória fomos descobrindo que esta é uma aquisição evolutiva e que por conta disto certas formas de trabalhar as informações que recebemos, são mais uteis que outras para lembrarmos. Por exemplo, imagens são mais facilmente recordadas que informações auditivas. Os números são de difícil visualização, por isso não é fácil recordá-los principalmente quando aparecem em sequências maiores que sete dígitos. Façamos um teste antes de continuarmos.

Observe os números apresentados em sequência durante dois minutos e tente recordá-los na mesma ordem em que são apresentados: 30731865 – 32185113 – 03914227 – 18542341

Caso o leitor não possua nenhuma técnica e também não seja portador da Síndrome de Savant, será impossível para ele recordar destes números na sequência correta. Porém, utilizando-se de técnicas o leitor não se torna capaz de recordar apenas destes números, mas de sequências bem maiores que estas. Vamos ensinar o processo passo a passo, por isso é importante ficar bastante atendo e não pular etapas.

O primeiro passo é substituir os números arábicos por consoantes. Substituindo os números por letras consoantes, poderemos formar palavras com as mesmas e daí ficará mais fácil à recordação.

1 – será substituído por T, pois o T possui apenas uma perna.

2 – substituiremos por N, pois o N possui dois pontos de apoio e é parecido com o dois virado.

3 – utilizaremos M visto que possui três pontos de apoio e assemelha-se a um três.

4 – será C que é a primeira letra da palavra CÃO que possui quatro patas.

5 – substituiremos por L porque é a letra que representa CINCOenta em algarismos romanos.

6 – será S, SS, Ç e X por conta do som sibilar do número SEISSSS.

7 – podemos substituir por F que é um sete ao contrário e por V, devido à semelhança fonética.

8 – será g pois se assemelha ao oito

9 – representaremos com as letras p, b e d, pois se assemelham ao nove em posições diferentes.

0 – substituiremos por R pois é a letra mais forte da palavra zeRo.

Repasse quantas vezes for necessário para associar as consoantes aos números. Ler em voz alta ajuda bastante.

Perceba que sobraram as vogais e algumas consoantes como H, J, K, Q, W, Z. Utilizaremos as vogais e estas letras para formarmos palavras em que, nem as vogais, nem estas consoantes terão valor numérico. Vejamos:

1 – Teia

6 – Seio

2 – Nó

7 – Fio

3 – Mão

8 – áGuia

4 – Cão

9 – Pá

5 – Lua

0 – Raio

Você não precisa utilizar estas palavras, podemos recorrer a outras que fiquem melhor para visualizar, por exemplo, no lugar de mão representando o “3” você pode utilizar mãe. Mas cuidado ao substituir por outras palavras, pois você deve sempre atentar para o uso de vogais e consoantes que não representem outros números. Por exemplo, se for colocado tatu no lugar de teia, teremos o número “11” e não o “1” como gostaríamos.

Com os números agora representados por palavras que podem ser visualizadas, teremos maior facilidade de lembrar e de organizar os valores numéricos. Para números maiores podemos formar palavras maiores seguindo as mesmas regras e daí basta visualizar a imagem e facilmente resgataremos o valor numérico. Apresentarei uma lista de objetos até o número trinta para facilitar o trabalho.

10 – TaRô

15 – TeLa

20 – NeRo

25 – NiLo

11 – TaTu

16 – TaÇa

21 – NaTa

26 – NiSSei

12 – TiNa

17 – TV

22 – NiNho

27 – NaVio

13 – TiMe

18 – ToGa

23 – NeMo

28 – NaGô

14 – TaCo

19 – TáBua

24 – NuCa

29 – NaBo

Por fim, o 30 que podemos representar pela palavra MaR. Quanto antes você preparar e treinar uma lista de palavras/imagens, mais rápido e eficiente você ficará. Pode parecer muito difícil num primeiro momento, mas à medida que exercitamos o processo torna-se mais fácil e rápido.

Se retomarmos agora aquela sequência de números que apresentamos acima: 30731865 – 32185113 – 03914227 – 18542341. Teremos como substituir os números por consoantes e daí formarmos palavras. A sequência de consoantes seria: MR/F ou V/MTG/S,SS,Ç ou X/L – MNTGLTTM – RM/P,B ou D/TCNN/F ou V – TGLCNMCT. Da primeira sequência poderíamos formar as seguintes palavras: MaRFiM, ToGa, SoL. Faríamos então um encadeamento em que veríamos o marfim de um elefante furando a toga de um juiz que possui o desenho do sol.

Da segunda sequência podemos produzir: MoNTe, GeLo, TaTaMe. Pegamos agora o sol para iluminar o monte que no seu topo derrete o gelo que molha o tatame.

Na terceira sequência: ReMo, PeTeCa, NiNho, oVo. Colocaremos o remo por sobre o tatame e a peteca presa ao remo, a peteca atira no ninho que quebra o ovo dentro dele. Por fim, na quarta sequência podemos ter:  TiGeLa,  CaNa e MoCoTó. O ovo quebrado cai na tigela que acrescentamos cana cortada em rodelas para depois cozinhar com mocotó.

Embora após transformar os números em palavras/imagens tenhamos construído uma estória, não se faz necessário esta elaboração. Basta realizar a técnica de encadeamento associando um elemento ao subsequente. Uma observação importante é que as palavras que você formar devem ser passíveis de visualizações enquanto elementos concretos, ou seja, devem ser palavras-imagens.

Esta mesma técnica pode ser utilizada para memorizar datas, páginas de livros, números de documentos, etc. Caso você deseje lembrar a data de um evento importante, por exemplo, a fundação da Psicologia científica, basta você associar o evento no caso aqui o símbolo da Psicologia “Ψ” com palavras que correspondam ao número 1879. No caso as palavras são ToGa e VoDka.

Utilizando-se desta técnica recorremos a repertórios comportamentais (circuitos neurológicos do córtex occipital) já estabelecidos e assim fica muito mais fácil a lembrança dos valores numéricos. É muito importante lembrar das imagens com valores numéricos sempre do mesmo modo, assim não confundiremos as imagens de valores numéricos com as que representam outras informações. A técnica pode ser uma das mais trabalhosas para aprender e desenvolver seu emprego, mas uma vez aprendida e bem treinada torna-se também uma das mais úteis. Treine-a bastante pois logo estaremos de volta com outras técnicas.

Assim eu estudei, assim eu conto para vocês.

 

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