“A Seca de Atitude”

05/04/2013 15:44 - Prof. José Queiroz
Por JOSE QUEIROZ DE OLIVEIRA

O que mata o Nordeste!

 

 

Esta semana acompanhei diversos pronunciamentos na Câmara e no Senado Federal, realizados na sua maioria por parlamentares nordestinos, sobre este momento de estiagem que, novamente, assola o nosso nordeste. As perspectivas são sombrias, já se fala no maior período de estiagem dos últimos 100 anos. As reservas de água na região já estão abaixo de 30% em média.

Neste momento, como acontece toda vez que há estiagem prolongada na região, corremos para pedir ajuda para tratar os reflexos da seca, quais sejam: salvar os rebanhos; levar comida para os lugares mais afetados; levar água para os nossos sertanejos, mas o problema – não – esse, não atacamos.

É certo que a região, de tempos em tempos, passará por períodos como este de estiagem e o que temos feito? – esperar acontecer para mostrar a nossa indignação? Soltar o nosso verbo? Pedir ajuda?  desculpem, mas o tempo tem demonstrado que esta postura reativa não resolve o problema.

Chega! Temos que tomar atitudes proativas, iniciativas a partir do nordeste, ou seja, temos que ter ATITUDE.

A atitude de assumir que este é um problema nosso da região e de uma forma integrada – parlamentares, estudiosos, empresários, universidades da região, numa postura suprapartidária, acima de qualquer credo, cor ou posição social, idealizar e executar um Plano consistente de convivência com este fenômeno climático.

O Senador Cássio Cunha Lima da Paraíba, em pronunciamento esta semana no Senado questionou: porque não se aplicar o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), para se concluir rapidamente a transposição do Rio São Francisco que se encontra paralisada? Questionou o porquê de se está aplicando este dispositivo para se construir estádios para a Copa e não para levar água para nosso sertanejo?

Acredito sinceramente que se a Câmara e o Senado Federal aprovassem algum dispositivo indicando que esta obra, pelo seu caráter emergencial, seria tocada no Regime Diferenciado de Contratações a nossa presidente, que já deu inúmeras provas da sua mais absoluta solidariedade com o povo nordestino, sancionaria rapidamente.

Uma proposta.

Desafio os parlamentares nordestinos a montar um plano, em 30 dias, que submeta ao Regime Diferenciado de Contratações, todas as obras hídricas da região nordeste; que o exército seja convocado para esta guerra; que a SUDENE ou mesmo o próprio Ministério da Integração crie um gabinete de crise para acompanhar estas obras e convide MPU; MPF: TCU: OAB, todos que possam atestar a lisura dos atos.

O Povo Nordestino quer ver ATITUDE! blá,blá blá, chega!

Existem inúmeras tecnologias para a convivência com a Seca, mas para a SECA DE ATITUDE.........

José Queiroz de Oliveira

Administrador e Coordenador do Movimento pelo Nordeste

www.movimentopelonordeste@gmail.com

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..