O aprendizado de Rui na Universidade chamada Prefeitura de Maceió

01/04/2013 10:00 - Voney Malta
Por Voney Malta

 

Não tem sido fácil a rotina do prefeito Rui Palmeira (PSDB). São secretários que não estão apresentando os resultados desejados e erros políticos no entendimento com os vereadores.

 Muitos secretários estão ainda aprendendo como funciona a máquina pública e a burocracia, assim como o próprio prefeito que, também, pela primeira vez assume cargo de gestor.

E tudo foi iniciado com a escolha dos auxiliares para o primeiro escalão. Ao serem nomeados e empossados, os secretários também nomearam os seus assessores.

Só que, por imaturidade, nem o prefeito avisou nem os secretários perceberam que deveriam reservar boa parte dos cargos comissionados para indicações a serem feitas em troca do apoio dos vereadores. Tal apoio existe, por ora, mas a turma da Casa dos Horrores anda pressionando pelo seu direito “adquirido”, como feito com prefeitos anteriores, para fazerem suas muitas indicações.

Outro erro inicial foi o acordo político firmado com os sabichões da Casa dos Horrores: o amigo, aliado e secretário de Governo – que funciona como Gabinete Civil e tem função política e administrativa -, Marcelo Bentes, criou um entendimento político considerado excessivo ao prometer muito aos vereadores. Foi preciso entrar no circuito o experiente político e amigo da família Palmeira, Abraão Moura, para desfazer e refazer o acerto.

Rui Palmeira ainda aguarda resultados em muitas secretarias. Com alguns anda insatisfeito. Politicamente sabe que precisa de resultados e tem que aprender rápido. Até uma empresa estaria sendo usado para avaliar ações pontuais desejadas pela população. Mas sabe que é fundamental o resultado do dia a dia dos seus auxiliares.

Pois bem, como já escrevi em outros textos, “não se faz políticas sem fazer vítimas”, o que significa que o prefeito não deve ter peninha de tirar quem ele escolheu, seja amigo ou aliado, ou amigo e aliado.

 É preciso entender rápido a matéria ensinada pela Prefeitura. Afinal de contas, sob todos paira o fantasma do ex-prefeito Cícero Almeida como excelente administrador para a população.

 E daqui a pouco tem novo vestibular para a escolha de quem vai comandar os destinos de Maceió. Almeida pode voltar nos braços do povo como salvador e de novo falando com DEUS.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..