Maceió é a 6a cidade mais violenta do mundo. E daí?

30/03/2013 06:02 - Prof. José Queiroz
Por Por José Queiroz

 

Olá,

 

Sabemos disso há anos.  E o que mudou? Ah! Depois de cinco anos patinando, depois da morte do médico Dr. Alfredo Vasco no Corredor Vera Arruda, o governo do estado fez um convênio com o governo federal e implementou um programa de combate à violência com o discurso de que a partir deste programa nossos problemas seriam resolvidos. E daí?

Daí  o governo federal cumpriu a sua parte no plano, porém o governo do estado.....

Vejamos:

A estrutura das policias mudou? As nossas delegacias tiveram recuperadas as suas estruturas físicas e de TI ou continuam com aquela aparência de foram bombardeada por um caça  americano?

E com relação ao contingente de pessoal, todas as vagas foram preenchidas? Quantas delegacias especializadas nós temos na sexta capital mais violenta do mundo? E o IML, e o Instituto de Criminalística os grande responsáveis pelas provas técnicas dos processos criminais?

Agora o mais importante e onde o Plano deve está dando água: o processo de pessoal. Explico:

Em todo processo de planejamento a etapa correspondente à execução é o cerne da questão, é a mais crucial. É neste momento que nos perguntamos: temos todas as competências necessárias para executar este plano? Se não as temos o que precisamos incorporar de competências para que o nosso plano possa lograr o êxito que esperamos?

Respondendo a estas perguntas e com rapidez, criatividade e comprometimento suprindo todas as carências possíveis, com toda a certeza, este Plano de Segurança poderia está dando resultados melhores.

O processo de pessoal é mais importante do que os processos de estratégia e operações. Afinal de contas, são as pessoas que criam e executam as estratégias, e,  se elas não estiverem comprometidas, apenas o envolvimento não será suficiente para se realizar o potencial que tem o Plano.

Um processo de pessoal bem feito avalia as pessoas de forma precisa e profunda, desenvolve os talentos em termos de liderança – em todos os níveis e todos os tipos – , e premia resultados alcançados.

Muitas empresas  - e na área pública não é diferente- , fracassam por colocar a ênfase na operação sem antes fazer um processo competente de pessoal. Analisam as competências baseando-se no trabalho que as pessoas estão fazendo hoje, quando na verdade o mais importante é saber se as pessoas de hoje poderão fazer o trabalho que se exigirá amanhã.

Rezo para que as manchetes mudem para melhor, mas a verdade é que se queremos resultados melhores, diferentes, não vamos conseguir fazendo as coisas da mesma forma como fazemos há anos.

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..