Esta semana durante as aulas de educação física em uma das escolas que trabalho, fiz a primeira avaliação nos meus alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Fiquei surpresa com o resultado. Mais de 70% apresentaram dificuldades em realizar movimentos fundamentais como: correr, saltar, cair, lançar e outros. Então fica a pergunta: O que está interferindo no desenvolvimento destas crianças?
Conversando com alguns pais, identifiquei alguns fatores que podem está colaborando para este resultado. Infelizmente não é novidade para ninguém. Grande parte das crianças mora em apartamentos, no momento de lazer brincam com seus jogos eletrônicos, nunca subiram em árvores, não jogam bola na rua, mal sobem escadas e só transitam por um tipo de terreno (plano), não interage com outras crianças que não sejam da escola. E o pior, está com suas agendas cheias de atividades como: inglês, balé e esporte. Isso é ruim? Não, isso é péssimo! A criança precisa ter seu momento de brincar sem a interferência do adulto. A brincadeira é coisa séria! É nesse momento que os nossos pequenos trabalham além das habilidades motoras, também gastam calorias evitando a obesidade, tomam decisões, desenvolve o espírito de liderança, questionam e aprendem a se defender.
Precisamos nos conscientizar de que brincar é tão importante quanto a atividade física orientada. Porém, sabemos da dificuldade que o mundo de hoje apresenta. Pais que precisam trabalhar mais do que deveriam não podendo observar o momento de lazer dos filhos e a violência nas ruas que obrigam as pessoas se recolher mais cedo para suas casas.
No entanto, se nos organizarmos podemos solucionar parte deste problema. Segue algumas dicas para colocar esta galerinha para mexer:
• Estimule seus filhos a experimentar brincadeiras do seu tempo de criança;
• Converse com seus vizinhos para estabelecer um horário para as crianças brincar na rua ou na área de lazer do prédio, fazendo um rodízio de adultos observando de LONGE sem interferir;
• Levem seus filhos para fazer uma trilha, conhecer outros tipos de terrenos, saltar buracos, passar por baixo das árvores e subir nelas também;
O mais importante é fazer com que essa garotada se movimente!