O carnaval chegou! E você tá preparado para encarar essa longa maratona de atividade física?
Considerada a festa mais popular do nosso país, a folia de momo chega de mansinho e toma conta de quatro ou mais dias de nossas vidas. Durante esse intervalo de tempo, vestimos as fantasias, caímos na folia e temos apenas uma preocupação, nos divertir!
Nem o mais treinado maratonista exige tanto do seu corpo numa prova, quanto um animado folião embalado pelos blocos, trios e marchinhas de carnaval.
Seja no frevo, no samba ou axé, muita gente enfrenta até mais de 8 horas de bloco
acompanhada de noites sem dormir, bebidas alcoólicas e má alimentação, sem tomar no mínimo os cuidados básicos para voltar à realidade quando acabar a festa.
O indivíduo não treinado que se submete a executar agachamentos (ir até o chão), saltos
(passos de frevo) e horas de atividade aeróbica (acompanhando os blocos), deve ficar bem
atento aos sinais que o corpo emite, lembrando que existem limites que devem ser respeitados para evitar lesões.
Porém, não vai ser por causa do mau condicionamento físico que ninguém vai deixar de curtir a grande festa. Mas, deixo bem claro que para os praticantes de exercícios físicos o risco de adquirir lesões é bem menor do que o sedentário e o retorno às atividades cotidianas será com mais disposição e menos dores musculares.
Independente de ser um atleta ou um alegre folião, alguns cuidados deve ser tomados para que a “quarta-feira seja menos ingrata”.
Alongar antes e depois do bloco;
Fazer uma boa hidratação durante o dia inteiro;
Usar roupas confortáveis;
Priorizar as sandálias baixas ou tênis;
Não se esquecer de fazer uma alimentação saudável.