Instituto Raízes de Áfricas reúne lideranças negras em Aracaju.

04/03/2013 19:34 - Raízes da África
Por Arisia Barros


O Instituto Raízes de Áfricas, representação do movimento negro em Alagoas esteve reunido na manhã do último sábado, 02 de março, com expressivas lideranças do movimento negro em Aracaju, Sergipe.
A Roda de Conversa contou com a participação do Thatiana Meneses (Grupo Afro Mulheres), Maria Batista Lima representante do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros, da Universidade Federal de Sergipe, Pedro Alexandre (Ciclo Palmarino), Allan D'Xangô (Afroxe Dipreto – Ilé Axé Omin Mafé), Luis Bonfim representação quilombola, dentre outros.
Durante a Roda de Conversa as lideranças sergipanas fizeram uma explanação sobre o a atuação do movimento negro no estado, encaminhamentos referentes a Lei 10.639 e a busca do reconhecimento do sujeito negro no contexto institucional ser negro.
Segundo a professora Maria Batista Lima representante do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros, da Universidade Federal de Sergipe algumas medidas jurídicas já foram adotadas para o espaço de legitimidade da Lei, como um TAC desenvolvido pela NEAB junto ao Ministério Público de Sergipe relacionado ao trabalho da lei na formação dos professores – sendo que nada foi feito como ficou acordado.
Ao longo da Roda de Conversa diversos assuntos foram explorados, dentre eles a discussão sobre a necessidade de cada estado do Nordeste fazer uma diagnóstico sobre a atuação do movimento negro na cena público-política//local, tendo como meta maior a formatação coletiva para realização de um Seminário Regional denominado de “Avaliação e Perspectivas da atuação do movimento negro na região Nordeste”, que ocorrerá no mês de novembro, em Alagoas.
Tendo a iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, representado pela coordenadora, Arísia Barros e a sócia-colaboradora-relatora, Isadora Aguiar, a Roda de Conversa que aconteceu no SINDIJUS, na Rua Aruá, Aracaju despertou a reflexão sobre a necessidade de buscar a unidade em nome da luta.
Como parte integrante da agenda em Aracaju o Instituto Raízes de Áfricas teria um encontro com a Secretária Municipal de Educação, entretanto agendas governamentais, impossibilitaram o encontro com a gestora. Ficando acordado que a solicitação das demandas será oficializado junto à mesma.
O Instituto Raízes de Áfricas visitará os oito estados do Nordeste na escuta das lideranças negras do Nordeste.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..