O programa consiste, basicamente, em oferecer a autores de infração penal de menor potencial ofensivo, envolvidos com o consumo de álcool e drogas ilícitas, como transação penal, a oportunidade de frequentarem grupos de apoio como, por exemplo, o Amor Exigente, o Narcóticos Anônimos e o Alcoólicos Anônimos, como condição para que não sejam processados criminalmente.
Documentário: Justiça Terapêutica: é possível fazer!
Documentário de 23 minutos, produzido com o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça e da Associação Paulista do Ministério Público do Estado de São Paulo.
Nos 10 anos de desenvolvimento do programa, mais de 1.300 pessoas já aderiram à iniciativa. O vídeo mostra como funciona o programa de Justiça Terapêutica desenvolvido há 10 anos no Fórum Regional de Santana, na Capital, pelo Ministério Público, com o apoio do Judiciário, de grupos de autoajuda e de órgãos como o Ambulatório Médico de Especialidades da Vila Maria e do Centro de Apoio ao Trabalhador.
Reúne depoimentos de profissionais da área jurídica, da área da saúde, de apoiadores do programa e de pessoas que conseguiram se livrar do vício após a participação nas reuniões de grupos de autoajuda.
Os bons resultados do programa foram creditados pelo Procurador de Justiça
Mário Sérgio Sobrinho ao engajamento dos grupos de autoajuda e da área de
saúde.
“Esse filme visa provocar a discussão, contribuir para a reflexão e mostrar que a
experiência pode ser levada a outras regiões do Estado porque é um método
eficiente de se enfrentar o problema”, enfatiza o dr. Mário Sérgio Sobrinho.
“Este é um trabalho feito com a lei e o coração, com toda energia canalizada para pessoas que precisam de ajuda.”
Link para o vídeo assistam é muito interessante, espero que seja aplicado aqui em Alagoas.
http://www.youtube.com/watch?v=sMW0oke5Q-o&feature=player_embedded#!