O tiro que saiu pela culatra.

22/02/2013 13:58 - Leon Azevedo
Por Redação
Image

Desde ontem que algumas pessoas me cobram um post falando o que eu penso de toda essa confusão causada em Oruro, no jogo entre San José e Corinthians.
Bem, vamos analisar a situação por partes, e com muito bom senso, por favor!

Primeiramente, não podemos por hipótese alguma generalizar, e a partir de agora, caracterizar o torcedor corintiano como assassino. O que aconteceu em Oruro poderia ter acontecido tranquilamente em qualquer estádio do mundo, mais precisamente em qualquer estádio da américa latina, onde a fiscalização é pateticamente frouxa, e as punições convenientemente brandas.

Antes de tudo, por que o torcedor entrou no estádio com um morteiro? Se houvesse uma fiscalização séria, o assunto morreria aqui. Aí vai ter nêgo que vai dizer que sinalizador é algo absurdamente normal, que não dá nada e bla bla bla. Não me vem com essa, caro amigo! Acreditar que um morteiro daquela espécie não ofereceria perigo é no mínimo muita ignorância e falta de bom senso.

Eu não estou aqui querendo jogar a culpa do problema para os nossos vizinhos Bolivianos, de maneira alguma! Mas alguém aqui acha mesmo que o mané que disparou a porcaria do morteiro tinha uma mira tão eficiente ao ponto de conseguir dar um "headshot" no pobre menino e cometer um crime? Obviamente que não! O cara foi irresponsável, inconsequente, burro, maluco, idiota etc. Mas esse corintiano poderia ser um flamenguista, gremista, tricolor, santista, atleticano, vascaíno, palmeirense, enfim... O que eu quero dizer é que não da pra condenar toda uma torcida por isso, esse é o primeiro ponto.

Outra situação que achei absurda foi a noticia que saiu que cogitava a possibilidade e exclusão do Corinthians da libertadores, por conta do ocorrido em Oruro. Oi? Por que? Porque o cara estava na torcida do Corinthians, deu merda, ai agora o Corinthians está fora? Me desculpem mais uma vez, mas isso não faz o menor sentido!

Quer dizer agora que os jogadores tiveram culpa pelo ocorrido? O clube teve alguma parcela de culpa no fato do idiota soltar um morteiro contra a outra torcida? Alguém aqui vai ter a cara lisa de me dizer qual a culpa que o clube teve? A única culpa que eu consigo ver no time foi o fato dos pobres jogadores terem sido competentes e terem marcado um gol, que foi o que ocasionou a estupida comemoração. Fora isso, mais nada. Chegando a conclusão, através de fatos evidentes, de que o clube não tem absolutamente culpa alguma do incidente, é totalmente infundada a possibilidade de exclusão do clube do campeonato.

"Ahhhh mas alguém tem que ser punido! O menino morreu, não podemos esquecer isso! Alguém deve ser punido, não podemos deixar passar em branco!"
Concordo! Tem de haver punições! Porém, as punições devem ser justas e plausíveis. Na minha humilde opinião, antes de tudo, o "dono" do morteiro deve ser identificado e preso, sem mais delongas, essa deveria ser a primeira e principal atitude! Defendo o fato de que o time boliviano, como mandante da partida, evidentemente que também deve ser punido, afinal, era de responsabilidade do San José toda segurança no estádio. Segurança também controlar o que entra e o que sai do estádio junto aos torcedores, é fazer uma revista bem feita, afim de evitar que objetos que ofereçam perigo aos outros presentes entrem no estádio, e isso com certeza não aconteceu. Vale lembrar também que durante a partida, foram arremessados no campo de jogo diversos objetos por parte da torcida do San José!

Ainda falando sobre quem deve ser punido, a grande revolta agora é o fato da CONMEBOL ter decidido que o Corinthians jogará sem torcida, ou seja, com portões fechados. Apesar de achar essa uma atitude bem severa, creio que é o que deve ser feito. Se foi a torcida que causou confusão, e a morte de um garoto, é a torcida que deve ser punida. Ai vai ter gente que vai vir me falar que não é justo punir 35 milhões de torcedores, ou mais precisamente os quase 84 mil torcedores que já compraram ingressos para as partidas da fase de grupos da liberta, por conta de um cara só.

Acho que essa é a medida mais justa, e é uma medida que já foi anteriormente aplicada. Acredito que essa medida serve para que posteriormente, alguns torcedores pensem mil vezes antes de fazer uma cagada, porque vai ficar sabendo que ele prejudica a muitos! E os muitos que acabaram sendo prejudicados serão os primeiros a fiscalizar e cobrar dos irresponsáveis!

Como consequência disso, é logico que o clube também será bruscamente prejudicado, pois deixa de gerar uma receita considerável, além de que jogar sem sua torcida numa libertadores é como Buchecha sem Claudinho, Romeu sem Julieta etc.

Por fim, o que nos resta é aguardar a defesa que o Corinthians esta preparando, e ver o que a CONMEBOL decide. E de antemão, acredito muito que a decisão da CONMEBOL vai ser a mais bisonha e incoerente possível, afinal, a confederação pretende manter sua vergonhosa tradição.

Abs,

Leon Azevedo
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..