Sinto que Alagoas se aproxima de uma cachoeira e vai cair....

27/01/2013 09:06 - Prof. José Queiroz
Por Redação

Olá

Esta semana foram revelados mais dois dados que reforçam a nossa triste expectativa de que o nosso Estado de Alagoas continua ao sabor dos ventos, sem rumo, sem um projeto capaz de reverter esta caótica situação.


O primeiro diz respeito à geração de empregos: Alagoas teve o pior desempenho do País na criação de emprego com carteira assinada em 2012, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).


Nós que temos filhos e netos na idade de entrar no mercado de trabalho sabemos disso há pelo menos uma década. Quem de nós não tem um filho ou familiar que foi embora em busca de emprego? O que mais temos visto em Alagoas é o êxodo em busca de trabalho.


O segundo fato é tão preocupado quanto este anterior. Um estudo do economista Fábio Guedes sobre a economia do nordeste e publicado aqui no cadaminuto.com.br, revela que: Alagoas está remando contra a maré. Com uma taxa de crescimento visivelmente menor que os estados vizinhos, o estado sofre com a queda do Produto Interno Bruto (PIB).


Bem, tenho alertado nos últimos anos para a falta de planejamento do estado. Numa calamidade como esta que estamos vivendo, não haverá saída se continuarmos a fazer da mesma forma. Ora, se desejamos resultado diferente, temos que fazer diferente.


Eu comparo a situação do estado de Alagoas a de uma pessoa que se joga em um rio sem ter decidido aonde quer chegar, e aí é apanhada pela correnteza dos acontecimentos, nas encruzilhas não sabe que decisão tomar, segue o fluxo, sendo dirigido pelo ambiente e não por suas próprias decisões.


Como resultado, sente determinado momento que perdeu o jogo, que perdeu o controle e quando desperta já é tarde, está a cinco metros de uma grande cachoeira num barco sem remo, vai cair.


Nesse barco estamos todos nós.


Não se pode esperar resultados diferentes fazendo as coisas da mesma forma. (Albert Einstein).

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..