Que a UNE possa voltar à combativa raiz de luta.

25/01/2013 06:33 - Raízes da África
Por Arisia Barros

Um depoimento de Ariana Honorato que socializamos:

 

Participei do 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB), promovido pela União Nacional dos Estudantes, que aconteceu em Recife, PE entre os dias 18 a 21 de janeiro de 2013 o 14º CONEB-.
O 14º CONEB reuniu centros acadêmicos, diretórios centrais de estudantes, tanto de universidades privadas, federais quanto estaduais, para estabelecer o debate sobre o Plano Nacional de Educação.
Durante a realização do CONEB enfrentamos algumas dificuldades. Uma delas foi que para a Plenaria inicial do CONEB, a coordenação majoritaria da UNE, reservou um auditório Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, com a capacidade para 260 pessoas sentadas, quando para o evento era esperado mais de 3.000 alunos. O calor sufocante não possibilitou a todos participarem da mesa de abertura do evento quando a UNE lançou a sua própria Comissão da Verdade. O lançamento da Comissão deu ao encontro um caráter politico de muita importância. A Comissão tem como objetivo contribuir com a Comissão da Verdade do governo federal na busca de informações investigativas sobre estudantes desaparecidos durante o regime militar, inclusive cerca de 46 estudantes, membros da UNE que foram torturados, mortos e ate hoje encontram-se desaparecidos.
O coordenador geral da UNE- Daniel fez a abertura a mesa, enquanto que no auditório minúsculo para a quantidade de pessoas, nós, os estudantes fomos massacrados com as péssimas condições que a entidade reservou, como também o descaso com a alimentação dos participantes. Durante os três dias o cardápio do café da manhã foi: um pão murcho, uma banana e uma imitação de todynho quente.
Antes do lançamento da Comissão da Verdade foi exibido o documentário: Arquivo Honestino Guimarães – 16’40” , em homenagem ao coordenador geral da UNE da década de 70, q foi torturado e ate hoje não se tem noticias do que de fato aconteceu: Honestino Guimaraes.
No sábado pela manha, o evento ate que melhorou, conseguiram garantir as programações de GDS e nos escolhemos pelo debate " Juventude na luta por um novo Brasil." O espaço foi ao ar livre. Bem melhor.
Ao termino das discussões os secundaristas, juventude do PCDOB, UJS, faziam suas intervenções nas ruas da Universidade, por meio de bloquinhos carnavalescos.
Na formação da mesa com ministro de Educação, Aloisio Mercadante um fato que nos chamou a atenção foi a ausência do segmento da oposição, a esquerda da UNE e após nossa reivindicação tivemos assento.
A presença do ministro de Educação, Aloisio Mercadante foi interessante porque a juventude brasileira pode dialogar, apresentar suas propostas para uma melhoria na educação brasileira.
Durante o evento tivemos algumas palavras de ordem: "PULA SAI DO CHAO QUEM É DA OPOSIÇÃO", "LUTA PRA KA, PELEGO PRA LA"
Analisando todo o desenrolar do CONEB afirmamos que atualmente a UNE é uma entidade que não tem enraizamento nas bases, está afastada das lutas, se converteu em um aparelho privado de hegemonia em defesa da ordem , e isso ficou muito evidente na mesa em que o ministro da educação Aluízio Mercadante participou, quando a majoritária direção da UNE defendeu os planos de educação do governo, que ainda tem muitas questões de exclusão social e educacional
Depois do 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) nos resta apostar no crescimento da oposição, da esquerda da UNE , para que esta possa se organizar e enfrentar um exército ate numericamente grande, mas, de fraca argumentação. Com a mudança da postura politica os estudantes brasileiros podem se sentir representados e que a UNE possa voltar à combativa raiz de luta.


Ariana Honorato- Faculdade Integrada Tiradentes- Maceió.AL 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..