No mundo em que vivemos fumar, beber, usar anabolizantes e experimentar drogas faz parte da realidade da maioria dos jovens das grandes metrópoles e até das pequenas cidades do interior. Pouco importa se os jovens se encontrem em Nova Iorque, Paris, Lisboa, São Paulo ou Campina Grande, sempre aparece alguém trazendo a droga da moda. Passa-se de uma à outra com rapidez, e, até a “inocente” maconha dos anos sessenta, deu lugar à maconha de hoje, que é quase dez vezes mais potente que a antiga, em teor de THC
(tetrahidrocanabinol), princípio ativo da droga. A cocaína, droga da elite dos anos setenta, popularizou-se, perdendo cerca de oitenta por cento de seu antigo preço, tornando-se comum, mesmo entre os membros das classes mais baixas, principalmente consumida na forma do crack ou da merla.
Quando aparece uma nova droga, sua entrada no mercado não diminui o consumo das outras já existentes, apenas vai se somar ao vasto quadro de oferta de produtos entorpecentes. Há clientes para todos os tipos de drogas ofertados. As redes de distribuição se profissionalizaram, os pequenos comerciantes de drogas se multiplicam graças à entrada dos usuários no tráfico. Quem não tem dinheiro para comprá-las, une-se ao tráfico, e assim, consegue o produto para satisfazer suas necessidades.
A grande pergunta que fica é como a sociedade deve cuidar daqueles que estão usando drogas, seja de forma dependente ou ainda de forma recreacional? Como cuidar das famílias que possuem algum de seus membros ameaçados de caírem na correnteza quase sem volta da droga? A única certeza que se tem é que os traficantes de drogas estão ganhando a guerra com relativa facilidade daqueles que as combatem, e para mudar o resultado o Brasil precisa investir urgentemente em educação, em prevenção e em tratamentos, sob pena de perdermos nossos jovens para as drogas.
Esperamos com este documentário iniciar uma discussão aberta com a sociedade sobre a questão das drogas, sem preconceitos, que leve todos a encontrar soluções com enfoques novos e eficazes.
Mostraremos o documentário: Drogas: Prazer, Euforia e Pesadelo nas igrejas, escolas, praças, empresas, condomínios e cidades do interior de Alagoas.
No próximo sábado fomos convidados para fazer uma apresentação na FREEMIND 2013 evento que será realizado na cidade de São Paulo.