O retrocesso das ações educacionais no estado negro das Alagoas II.

06/01/2013 04:52 - Raízes da África
Por Arisia Barros


No ano de 2005 o trabalho étnico realizado pela Secretaria de Estado de Educação de Alagoas foi pauta na Sessão 056352 recebendo elogios da deputada Ann Pontes do PMDB, Pará.
Passados sete anos o desmonte de todo esse trabalho na Secretaria pode ser visto a olho nu, mas,  como é uma ação voltada para  negro e pobre ´todo mundo faz de conta que não vê".A questão racial na educação do estado negro das Alagoas transformou-se em contenda política partidária. Uma pena!


CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ
Sessão: 056.3.52.O Hora: 14:45 Fase: PE
Orador: ANN PONTES, PMDB-PA Data: 07/04/2005


A SRA. DEPUTADA ANN PONTES (PMDB-PA. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, no dia 21 de março foi comemorado o Dia Internacional contra a Discriminação Racial.Na oportunidade, gostaria de ressaltar o trabalho da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, que desenvolveu o Projeto Núcleo Identidade Negra na Escola, como forma de implementar a Lei Federal nº 10.639, de 2003, que determina a inclusão da história e da cultura afro-brasileira nas unidades de ensino.Parabenizo a iniciativa da Secretaria de Educação pelo protagonismo na realização de atividades pedagógicas que visem ao ensino das relações étnico-raciais nas escolas da rede pública, pois a escola é um espaço ímpar para que crianças e adolescentes aprendam o exercício da tolerância e do respeito a outras culturas.
Avançar na construção de uma sociedade sem preconceito racial e sem desigualdade social é desafio de todos. Espero que os demais Estados da Federação não tardem a seguir o exemplo dado por Alagoas”.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..