Competidor do Campeonato Mundial de Rali (WRC) nas duas últimas temporadas, Kimi Raikkonen venceu a primeira corrida desde o retorno à Fórmula 1 neste domingo.

Representante da Lotus, o finlandês aproveitou o abandono do britânico Lewis Hamilton, pole position que teve problemas com a McLaren, e ganhou o Grande Prêmio de Abu Dhabi neste domingo.

A prova realizada no circuito de rua de Yas Marina teve duas bandeiras amarelas, devido a um acidente duplo - envolvendo o alemão Nico Rosberg e o indiano Narain Karthikeyan - e outro triplo - envolvendo o mexicano Sergio Pérez, o francês Romain Grosjean e o australiano Mark Webber.

O cenário ajudou o alemão Sebastian Vettel, que largou dos boxes e terminou na terceira. Com o resultado, manteve a liderança do Mundial de Pilotos, agora com 255 pontos. Ele havia sido punido com a exclusão no treino classificatório por disputou a sessão sem o mínimo de combustível exigido no carro.

Segundo colocado em Abu Dhabi, o espanhol Fernando Alonso conseguiu diminuir a desvantagem de Vettel e chegou a 245 pontos. O piloto da Ferrari esboçou uma pressão sobre Raikkonen nas voltas finais da corrida, mas não conseguiu a ultrapassagem.

O finlandês não triunfava na F1 desde o GP da Bélgica de 2009, ainda a bordo da Ferrari. Apesar do resultado, ele não tem mais chances de conquistar o título mundial, já que ostenta 198 pontos e só há mais 50 em disputa - nas etapas dos Estados Unidos e do Brasil.