No fim, Rosberg leva pole na Inglaterra; Williams decepciona

05/07/2014 16:00 - Fórmula 1
Por Terra

O alemão Nico Rosberg conquistou neste sábado a pole position para o Grande Prêmio da Inglaterra. Em um treino de classificação bastante imprevisível, Rosberg conquistou a melhor marca já depois da bandeira quadriculada, deixando para trás Sebastian Vettel, da Red Bull, que larga em segundo.

No fim do treino, o líder do Mundial de pilotos marcou 1min35s766 e faturou sua quarta pole em 2014, igualando Lewis Hamilton – o britânico da Mercedes dominava o treino até os segundos finais na casa de 1min39, mas terminou em sexto. Jenson Button (McLaren) é o terceiro, à frente de Nico Hulkenberg (Force India) e Kevin Magnussen (McLaren). Sergio Perez (Force India), Daniel Ricciardo (Red Bull), Daniil Kvyat (Toro Rosso) e Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) completam as dez primeiras posições.

A Williams teve um desempenho que nem de longe lembrou o apresentado na Áustria, quando Felipe Massa largou em primeiro e Valtteri Bottas largou em segundo. Com um erro de estratégia ainda no Q1, os dois pilotos ficaram fora do Q2 – o finlandês é o 17º do grid, enquanto o brasileiro é o 18º.

Segundo Massa, que marcou 1min45s695, a equipe esperou demais para deixar os boxes, apostando em uma pista mais seca, e não conseguiu ser competitiva. Bottas, por sua vez, marcou 1min45s381.

A largada para a corrida acontece às 9h (horário de Brasília) deste domingo. O Terra acompanha a prova volta a volta.

O treino

Reforçando o cenário atípico mostrado nos treinos livres, os carros de motores Mercedes tiveram um desempenho discreto, e que cobraram um preço caro na Williams: diante da estratégia cautelosa da equipe, Valtteri Bottas e Felipe Massa foram eliminados ainda no Q1, respectivamente na 17ª e na 18ª posições.

Mas Bottas e Massa não foram os únicos a lamentar eliminações precoces. Com a chuva intermitente no início da sessão, a Ferrari viu seus dois carros ficarem fora do Q2, com Fernando Alonso em 19º e Kimi Raikkonen em 20º. A Caterham completou a knockout zone, com Marcus Ericsson em 21º e Kamui Kobayashi em 22º. A dupla ficou fora do limite de 107% e não deve largar.

No Q2, o asfalto molhado fez mais vítimas – Kevin Magnussen (McLaren) e Esteban Gutierrez (Sauber) rodaram e saíram da pista. Em compensação, a Marussia se mostrou mais uma vez competitiva, chegando a andar na zona de classificação durante boa parte da segunda parte do treino. No fim, porém, a equipe parou na knockout zone.

A liderança da sessão ficou com Hamilton, que marcou 1min34s870, deixando Nico Rosberg, Sebastian Vettel, Jenson Button e Daniil Kvyat logo atrás. Além de Jules Bianchi (12º) e Max Chilton (13º), foram eliminados Romain Grosjean (11º), Esteban Gutierrez (14º), Pastor Maldonado (15º) e Adrian Sutil (16º). O alemão da Sauber não marcou tempo.

No Q3, a chuva tornou a pista mais imprevisível, com trechos secos e molhados. Hamilton estabeleceu a melhor marca, com 1min39s232, à frente de Rosberg, Perez e Ricciardo. Vettel deixou para buscar sua marca no fim, e baixou para a casa de 1min37s. Era a pole position certa, mas Rosberg veio atrás e tomou a pole do compatriota, com uma volta em 1min35s766.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..