Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, pede apoio do governo federal para ampliar a rede de atendimento a usuários de crack na capital fluminense, informa a Agência Brasil. “O plano prevê a implantação da internação compulsória de dependentes químicos adultos, unidades de atendimento e consultórios de ruas. O ministro posicionou-se favorável às medidas.

Após o encontro, Paes lembrou que a internação compulsória já é feita, no Rio, em casos de crianças e adolescentes usuários de drogas e avaliou que a estratégia tem sido bem sucedida.

De acordo com o prefeito, o próximo passo é definir os critérios para a ampliação da internação compulsória. Segundo ele, técnicos do ministério devem ajudar na elaboração de uma espécie de protocolo de atendimento a ser seguido pelos profissionais de saúde nesses casos:“ Estamos tratando de um tema que diz respeito aos indivíduos, dramas pessoais, problemas pessoais e, claro, que exige sempre uma complexidade muito grande. Não estamos aqui prometendo, dizendo como resolver todos os problemas”, argumentou. “A boa notícia que recebemos hoje é que não há limite.

O ministro se colocou inteiramente à disposição para todas essas unidades que a prefeitura quiser abrir.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, voltou a se referir ao crack como uma epidemia no Brasil, lembrando que houve aumento do número de usuários em todo o país. “A imagem de que o crack é um problema só de moradores de rua não retrata mais a realidade”, afirmou o ministro.

Padilha destacou que o apoio à implantação e ampliação de redes de atendimento a usuários de crack está disponível para todos os estados e municípios. 14 unidades federativas apresentaram propostas dentro do Programa Crack, É Possível Vencer.