Clínica Arvore da Vida apresenta trabalhos em São Paulo

30/09/2012 11:25 - Bispo
Por Redação
Image

CLÍNICA ÁRVORE DA VIDA REPRESENTA O MUNICÍPIO DE PARIPUEIRA E O ESTADO DE ALAGOAS NA 2º MOSTRA NACIONAL DE PRATICAS EM PSICOLOGIA EM SÃO PAULO

 

Nos dias 20, 21, e 22 de Setembro de 2012, a 2ª mostra trouxe o panorama dos 50 anos de regulamentação da profissão no País, debateu as mais variadas temáticas da área, deu voz aos mais diversos modos de subjetivação e pensou no futuro da Psicologia.

Um abraço coletivo marcou a cerimonia de abertura, que reuniu cerca de três mil pessoas para celebrar os 50 anos da profissão. Mais de quatro mil práticas de psicologia foram apresentadas, a riqueza da profissão foi trazida também por representantes de 11 países da América Latina que participaram desse grande evento

O intercambio entre as práticas dos profissionais psicologia de países de lingua portuguesa(CPLP) também foi realizado durante o encontro, com o objetivo de estabelecer linha conjunta de atuação e colaboração para aprimorar os níveis científicos, de pesquisa, docência, cultura e sociais da profissão.

Um colorido especial foi dado palas atrações culturais que apresentaram na amostra. Foram momentos de alegria e interação, que proporcionaram ao público, por meio do teatro, música e dança ter contato com diversas manifestações culturais de nosso país.

A exposição dos 50 anos, que passou por todos os estados brasileiros e chegou à amostra, onde foi ampliada, relembrou a trajetória da psicologia.

A Clínica Árvore da Vida teve a satisfação de apresentar dois trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo setor de psicologia em sua unidade de tratamento, os trabalhos intitulados:

A Experiencia de um Grupo de Prevenção a Recaída em uma Clínica de Reabilitação em Dependência Química e A Experiencia de um Grupo de Entrevista Motivacional em uma Clínica de Reabilitação Reabilitação Biopsicossocial de substancias psicoativas em Alagoas.

No grupo de entrevista motivacional o psicólogo Welison de Lima Sousa CRP-3466, ressalta " Os impactos percebidos a partir desta prática são o fortalecimento de vínculos e pertencimento ao ambiente da clínica, bem como um maior comprometimento e adesão ao tratamento após os grupos de entrevistas motivacional.

Percebeu-se ainda a redução de incidentes de tentativas de fuga ou conflitos bem como relatos de maior participação e integração dos participantes do grupo motivacional nas atividades cotidianas da unidade de tratamento.

Outro fator importante é uma maior adesão aos 12 passos dos grupos de anônimos NA e AA, uma das estratégicas centrais da unidade de tratamento no processo de reabilitação.

Welison Sousa conclui dizendo: "Esta prática vem sendo desenvolvida de forma dinâmica, e após os quatro encontros um novo grupo é formado com outros participantes".

No Grupo de prevenção de recaída " De acordo com os relatos coletados nos grupos, pode-se perceber que os pacientes desenvolveram diversas estratégias de enfrentamento para as situações de alto risco, bem como percebem que possuem um certo controle, o que eleva o nível de autoeficácia.

Os relatos dos pacientes se dão em torno de se sentirem mais seguros diante situações e que, depois desse novo aprendizado, estão preparados para a manutenção da abstinência. Sendo assim, o grupo de prevenção de recaídas demonstra ser um modo de se obter resultados relevantes para o tratamento do dependente químico.

Trata-se de um recurso de abordagem cognitivo-comportamental de intervenção na psicologia clínica na ;área das dependências químicas e de forma específica um benefício para o individuo, uma vez que há uma aprendizagem de atitudes e habilidades necessárias para o enfrentamento das reais dificuldades que se apresentam para a manutenção da abstinência e, dessa forma, evitar o risco da recaída". comenta o psicólogo Dalnei Minuzzi Delevati CRP-07/04675
 

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..