Fernanda de Carvalho Papa é Coordenadora Geral de Políticas Setoriais da Secretaria Nacional da Juventude.
Papa está em Maceió, junto com técnicos de vários ministérios para providências de lançamento do Plano Juventude Viva.
O Plano Juventude Viva será lançado em Maceió, no dia 27 de setembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso , o Centro de Convenções.
Na religião afro-brasileira, 27 de setembro é dia dos Ibejis, gêmeos amigos das crianças que distribui doces para tirar o fel da vida.
Cosme e Damião foram perseguidos, martirizados, trucidados e mortos, 300 anos Antes de Cristo.
Alagoas foi escolhida para receber o projeto piloto do Plano Juventude Viva por ser o estado mais violento no Brasil e abandonar seus jovens negros, entre 15 e 29 anos, a própria sorte. Sua capital Maceió é a mais violenta do mundo.
Alagoas, terra símbolo da mais longa resistência negra é um dos estados mais racista dos Brasil e recordista no extermínio de jovens negros.
Alagoas faz parte da rota do Mapa da Violência e a execução sumária dos jovens negros é invisível aos olhos do Estado social e político..
O Governo do Estado de Alagoas extinguiu a Secretaria de Proteção e Defesa das Minorias (Sedem) para reduzir o montante das despesas e, contraditoriamente, criou outras Secretarias para abrigar os aliados.
O Governo também extinguiu a Gerência de Educação Étnicorracial , da Secretaria de Estado da Educação, que tornou Alagoas referência nacional na questão da implementação da Lei nº 10.639/03.
Para o Governo de Alagoas a população negra inexiste aos olhos das políticas públicas.
Estado mínimo!
Foi preciso que o Governo Federal com o Juventude Viva desafiasse a retirada da venda.
O Plano Juventude Viva tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade e desconstruir a cultura de violência em torno deles e prevenir a ocorrência de homicídios.
Ontem, quarta-feira, a Coordenadora Geral de Políticas Setoriais da Secretaria Nacional da Juventude nos convidou para uma reunião de escuta, trocar idéias, socializar experiências, discutir a realidade local.
Segundo, Papa essa conversa com a coordenadora do Raízes de Áfricas foi indicada por figuras referenciais em Brasília. Bom saber desse reconhecimento que vem de fora.
E, nos mais que o Plano Juventude Viva surja como uma fortalecida política de estado, em ações coordenadas pelo Palácio do Governo e o Gabinete Civil detentores dos necessários e imprescindíveis, aportes políticos e financeiros para gestar o Plano.
E que haja a escuta popular ampliada, através da criação de um Fórum, como instância privilegiada de interlocução entre o poder público e a sociedade civil e um importante instrumento de controle social dessas políticas públicas
Dia 27 de setembro é dia de Cosme e Damião.
Eles foram torturados, trucidados e mortos.