Com contrato com a Ferrari válido apenas até o fim do ano, Felipe Massa sabe que bons resultados nas oito corridas restantes são vitais para sua permanência na escuderia vermelha. E ele acredita que o caminho para atingir este objetivo é melhorar nos treinos classificatórios. Em 2012, Massa avançou à superpole em apenas quatro ocasiões e se classificou no grid atrás do companheiro Fernando Alonso em todas as 12 etapas. A próxima oportunidade do piloto será este fim de semana, no GP da Itália, casa da Ferrari. Uma boa exibição diante dos "tifosi", como são conhecidos os torcedores do time, será fundamental para o encaminhamento de seu futuro.

- Estou frustrado com meus qualifyings, não com minhas corridas. Tenho certeza que se eu melhorar meu qualifying poderei ser muito forte nas corridas e mudar completamente os resultados. O treino classificatório é muito, muito importante. Então tentaremos focar nisso para ter uma direção melhor na corrida, do começo ao fim – disse o piloto na coletiva de imprensa de Monza.

Ciente de que não tem lugar garantido no time que defende há sete temporadas, Massa acredita ter boas chances de continuar, mas sabe que precisa mostrar serviço. A quinta colocação no GP da Bélgica foi um bom início de reação. E ele espera continuar a evolução na prova italiana. O brasileiro é o 11º colocado no Mundial de Pilotos, com 35 pontos.

- Claro que espero estar em uma posição diferente no campeonato da que estou agora. Não tenho nada assinado para o próximo ano, mas acho que temos chances de assinar (com a Ferrari). Vamos esperar para ver. Não sei quando (a situação será definida). Espero que não demore muito. Vamos nos concentrar na corrida e tentar fazer o melhor e focar no resultado. Acho que isso é o mais importante para meu futuro. Só preciso me concentrar em pilotar o carro, pilotar do modo mais rápido possível - falou o vice-campeão de 2008.

Os treinos livres para o GP da Itália, 13ª etapa da temporada 2012 da Fórmula 1, começam na sexta-feira e contam com transmissão do SporTV. A corrida e o treino classificatório no tradicional circuito de Monza serão transmitidos pela TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.