Jornalista Carlos Melo é parceiro do III Ciclo Nacional de Conversas Negras, em Uberlândia.

14/08/2012 23:17 - Raízes da África
Por Arisia Barros

O (Black Agost) Agosto Negro celebrado no mês de agosto será marcado em Uberlândia- Minas Gerais pela realização do III Ciclo Nacional de Conversas Negras “Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta”, de 22 a 24 de agosto.
Em sua terceira edição o espaço do Conversas Negras, idealizado pelo Projeto Raízes de Áfricas, em articulação com Agência de Comunicação-JANCOM/Uberlândia e a Comissão da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados de Uberlândia, cria possibilidades do redimensionamento da questão estrutural do racismo, não só nos currículos das escolas, como também em todos os espaços formativos, estabelecendo o diálogo social que contemple e problematize temas relacionados com a descriminação e desigualdades raciais.
Com o intuito de agregar diferenciados parceiros no entorno da política de enfrentamento ao racismo, o Projeto Raízes de Áfricas, conta, agora, com a importante parceria do jornalista Carlos Melo, diretor executivo, do site alagoano CadaMinuto.
É no site CadaMinuto que hospeda o nosso blog RaízesdeAfricas
O III Ciclo conta, ainda, com o apoio institucional da Fundação Cultural Palmares, Ministério de Educação (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade), Prefeitura de Uberlândia, Subprocurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Coordenadoria da Igualdade Racial do Estado do Ceará,, Fundação Cultural Palmares, Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, AL, Central Açucareira Santo Antonio S/A.

Sobre o (Black Agost) Agosto Negro.

O (Black Agost) Agosto Negro surgiu na década de 70 na Califórnia, nos Estados Unidos, caracterizando-se como um mês de grande significado para a cultura negra por ser uma data de resistência contra a repressão e de esforços individuais e coletivos contra o racismo.
Na época, o movimento foi comandado pelo grupo americano Black/New Afrikan Liberation Moviment e nasceu a partir de ações de homens e mulheres que lutaram contra as injustiças sobre os afros descendentes.
A repercussão positiva do movimento negro norte-americano originou adaptações do Black Agost à realidade local de outros países - como Cuba, Jamaica, África do Sul, França e Rússia - que enfrentam a discriminação e desigualdade racial.
Para solicitar a inscrição gratuita basta enviar um e-mail para raizesdeafricas@gmail.com.
Mais informações: (82)8827-3656/(82)3231-4201/ (34) 9174-0047
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..