Educação em Alagoas: Vergonha nacional e crime de lesa- pátria

10/08/2012 03:47 - Prof. José Queiroz
Por Redação

Olá,

Ontem pela manhã ao acordar e assistir ao Bom dia Brasil da Rede Globo voltei a me sentir envergonhado, mais uma vez, com a matéria exibida sobre a educação em Alagoas, que, aliás, parece não incomodar aos seus responsáveis que continuam veiculando propaganda nos veículos locais informando que “nunca se fez tanto pela educação em Alagoas”.

Diz a matéria:

No total, 166 escolas de Alagoas passaram por reformas este ano, mas a maioria não cumpriu o prazo de conclusão de 90 dias, o que levou o Ministério Público a processar o estado no mês passado.

Em uma escola no município de Arapiraca, no agreste do estado, as obras não têm previsão para acabar. Diante das condições sem previsão para o inicio do ano letivo, os 480 alunos tiveram que procurar outras escolas no município para não ficar sem estudar. Já os professores continuam parados, segundo a direção da escola. Eles não foram cedidos para outras instituições de ensino, mas continuam recebendo os salários normalmente, mesmo sem trabalhar.
Enquanto isso, no município vizinho, Campo Alegre, mais de 700 alunos sofrem com a falta de professores.

O Jornalista Alexandre Garcia ao final da matéria arrematou e reproduzo aqui o seu comentário na totalidade

“O que deveria ser a mais absoluta das prioridades, porque é o que faz a diferença entre pessoas, entre países, entre estados.
Em Alagoas parece ser apenas uma questão secundária, pois as escolas em reforma é bom, porque, afinal, o teto já caía sobre as crianças.
Mas reforma mal planejada e mal realizada com incompetência de todas as partes é muito ruim. Em um lugar sério, a prioridade seria a formação das crianças, seriam os professores. Só que estudantes estão sem aula e professores estão sem fazer nada, porque estão vinculados as escolas que estão paradas. E os alunos que conseguiram aula em outras escolas, estão com outros professores.
Tem razão o Ministério Público em processar os responsáveis. Porque está tudo errado, porque tratar assim a principal questão nacional, é a educação, certamente é uma ação de lesa-pátria. Em um lugar sério, não cairiam tetos de escolas, nem escolas estariam caindo aos pedaços, porque teriam manutenção periódica e planejada. Reformas seriam planejadas para começarem e terminarem no período de férias. E ponto final, não é preciso milagre, é apenas fazer o que deve ser feito.
Alagoas tem um rico folclore, que revelando sua exuberância cultural e já teve três presidentes da República. No entanto, é o campeão nacional de assassinatos, inclusive de crianças e jovens. E está entre os estados mais pobres do país. E só o que poderia resgatar o estado é a educação, boa educação, com bons professores e boas escolas, enfim. Sem isso, o amanhã poderá ser pior.”

Que tal se o Ministério Público além de processar os responsáveis por este crime, proibisse a veiculação daquelas publicidades enganosas e absurdas sobre a educação estadual que temos visto?

Chega! Estamos cansados de servir de chacota nacional, de ser o estado detentor de quase todos os piores índices nacionais.

O Povo bom de Alagoas meu Deus, não merece isso.

O link para quem desejar assistir é este aí:

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..