Todos os processos encaminhados à 15ª Vara Cível da Capital (Fazenda Municipal) estão sendo digitalizados desde segunda-feira (6). A virtualização das unidades do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) contribui para redução de gastos e garante maior celeridade processual.
"A virtualização muda a cultura do procedimento cartorário e garante maior fluidez aos julgados. Reduz a burocracia e nos livra do mar de papéis", observa o juiz Maurílio Ferraz, titular da 15ª Vara Cível da Capital, onde tramitam processos relacionados ao IPTU.
À reporter Michele Castro, da TV Tribunal, o juiz reforçou ainda que a digitalização dos procedimentos também contribui para o cumprimento de metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quanto ao julgamento de processos mais antigos.
A 15ª Vara concentra mais da metade dos 280.000 processos em tramitação no Estado. Sua virtualização estava prevista para o segundo semestre deste 2012, segundo o juiz Alexandre Lenine, auxiliar da Presidência e coordenador da Virtualização do TJ/AL.