As empresas e demais pessoas jurídicas (PJs) de Maceió têm até este sábado (5) para atualizar os dados cadastrais do seu responsável contábil. A medida tem como base a Lei nº 10.406/2002, do Código Civil, que define que as empresas devem obrigatoriamente possuir e manter um responsável contábil legalmente habilitado, em conformidade com a Lei Municipal nº 6.685/17, artigo 79.

Caso situação não seja normalizada, poderá acarretar em ações administrativas, como multa de R$ 3 mil, entre outras consequências como condição de “Suspenso” no cadastro mercantil; além da impossibilidade de emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônicas (NFS-e), da Certidão Negativa de Débitos e envio das pendências tributárias à Dívida Ativa.

A Secretaria Municipal de Fazenda disponibiliza a relação das empresas que estão sem o cadastro do contador neste link: https://l1nk.dev/cadeocontador.

Os contribuintes devem conferir se a empresa consta na relação. Se estiver, a situação deve ser regularizada no site da REDESIM, na opção “Meu CNPJ”, informando e atualizando acerca do contador ou organização contábil da PJ em questão.

Em caso de dúvidas, a Fazenda Municipal disponibiliza o email atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br para contato e demais orientações. Presencialmente, os contribuintes podem se dirigir à sede do órgão, localizada na Rua Doutor Pedro Monteiro, 47, próxima à Praça Zumbi dos Palmares, no Centro de Maceió.

Ao todo, mais de 50 mil empresas constam na relação. Os Microempreendedores Individuais (MEI) estão liberados da atualização.

 

Foto de Capa: Ascom Sefaz