O conjunto tem em torno de 1.700 famílias que até bem pouco tempo, viviam “reféns” em suas próprias casas. Com medo da violência, a população era obrigada a cumprir o "toque de recolher" determinado pelos traficantes que dominavam a região. Hoje, a realidade é outra. O Governo do Estado ocupou o conjunto com forças policiais, implantou uma Base Comunitária de Segurança e mudou a vida da comunidade. “Agora a gente consegue ficar conversando ou jogando dominó até tarde na rua”, disse a presidente da Associação de Mulheres do Carminha, Noete da Silva, que no sábado (4) esperava para ser atendida pelo Programa Governo Perto de Você, ligado, a partir de agora, às ações do Brasil Mais Seguro – Alagoas.


Centenas de pessoas lotaram a Escola Municipal Petrônio Viana em busca de carteiras de Identidade, do Trabalho, registro de nascimento, CPF e outros serviços. A ação de cidadania, coordenada pela Secretaria de Articulação Social (Seas), levou diversos serviços públicos aos moradores do Carminha e região, que não escondiam a satisfação de poder dispor de documentos e atendimento em áreas como saúde, educação, direitos do consumidor, cultura, esporte e até realizar o sonho de se casar, até então uma realidade distante para quem não pode pagar pelos serviços. Hoje, vivendo num clima de segurança, a população luta por emprego e vida digna. “Vim tirar a Carteira de Trabalho. Quero arrumar um emprego”, disse Ingrid Michele, 18. “Essa ação é muito boa, porque a gente não tinha como conseguir a documentação”, afirmou.


Ao lado dela, esperando para ser atendida, Alessandra Alves Silva, 16, também sonha em arrumar um emprego. “Com a carteira vai ficar mais fácil. Não importa o trabalho. O que aparecer eu quero, disse Alessandra, que mora no Conjunto Benício Mendes, próximo ao Carminha. As duas confirmaram que com a Base Comunitária, a violência diminuiu, não apenas no Carminha, mas nos outros três conjuntos que compõem o complexo. “Acho que diminuiu mesmo a violência. Antigamente, todo dia matavam um”, disse Daniela Cristine, 16, que madrugou na porta da escola. “Cheguei 5 da manhã. Mas estou satisfeita, porque vou tirar meu documento de graça”.


Salomé Verônica Silva estava aliviada. Ia conseguir o que há três anos buscava, sem obter resultado: a certidão de nascimento do filho. “O menino nasceu em casa, aí os cartórios pediam documento da maternidade, mas eu não tenho. Hoje, graças a Deus, vou poder tirar o registro do menino”, afirmou. Enquanto o atendimento seguia, a diretora da escola Petrônio Viana, Roxána Araújo da Silva, era só alegria. “Sinto-me muito feliz com a realização desse trabalho necessário para os moradores que vão poder obter documentação e ir em busca de um emprego.


A maioria não tem como pagar pela documentação ou sequer sabe aonde ir em busca de atendimento, por isso, gostaria de enaltecer essa ação do Governo do Estado e dizer que para mim, esse é um grande momento; um dia histórico para a comunidade. Com o Governo Perto de Você, eles estão tendo um atendimento eficiente e perto de suas casas”, afirmou, lembrando que o maior problema da comunidade é a questão social. “Muitos vieram da Favela Sururu de Capote, dos locais de enchentes, da favela da Praia da Avenida ou do interior e não conseguem um emprego. Por isso, é importante que o trabalho social continue”, disse.


O secretário da Articulação Social, Claudionor Araújo, informou à diretora que por determinação do governador Teotonio Vilela, as ações sociais, educativas, de saúde, dentre outras, vão ter continuidade não apenas no Carminha, mas em todas os bairros onde foram instaladas bases comunitárias e onde a população é mais carente. “O Governo Perto de Você foi apenas um dos passos. O Estado estará presente, com certeza, nesse conjunto para que as ações de cidadania tenham continuidade e a população possa viver uma nova realidade, como já vem ocorrendo em relação à segurança pública, com a implantação da base da PM”, afirmou, ao destacar o sucesso do Governo Perto de Você no Carminha. Ele informou que o próximo será no Conjunto Selma Bandeira, no dia 25 de agosto, onde a PM também instalou uma base.


O subtenente PM Fleximan Arruda, que comanda a Base Comunitária do Carminha, revelou que nos próximos 45 dias, as instalações deverão ser ampliadas, para garantir um atendimento ainda mais eficaz à população. Ele destacou o trabalho diferenciado feito pelos policiais que integram a Base e disse que a aproximação com a população foi decisiva para reduzir a criminalidade, muitas vezes praticada por motivos fúteis.