Liberdade com afeto. Essa é a filosofia que tem buscado recuperar e preparar mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência doméstica, por meio do projeto Amigas do Pão, uma iniciativa do Instituto Amigos da Sopa, que atua no bairro Antares, em Maceió.

O projeto tem recursos públicos enviados por Rodrigo Cunha ainda como senador da República. Por conta a ação fundamental do ex-senador, Cunha recebeu uma placa e o título de Embaixador da causa,  das mãos do presidente do Instituto, Tibérido Jorge da Silva Vera Cruz.

"Costumo dizer que Deus tem me ouvido, quando peço que coloque em meu caminho pessoas que ajudem outras pessoas, para que eu possa também fazer parte dessa rede. E o Instituto Amigos da Sopa é um desses meios, agora ainda mais com essa iniciativa do Amigas do Pão, que busca recuperar mulheres que passaram por sofrimentos como a violência doméstica ou a vulnerabilidade social. A vocês, mulheres, digo que é possível sonhar com uma nova realidade", discursou Rodrigo Cunha.

Além da sopa que é distribuída duas vezes por semana para moradores de grota e periferia do Antares, o instituto, agora por meio do Amigas do Pão, já concluiu o curso de panificação para 100 turmas,  cada uma com 60 mulheres, em média, totalizando mais de 600 só no primeiro semestre de 2025.

"Grata a Deus primeiramente, feliz por ter conhecido essa família. Assim como todas vocês, minha vinda aqui para o instituto aconteceu para minha superação. Recentemente tive duas perdas e estava em casa, abalada. Graças a Deus, surgiu essa oportunidade. Disse ao meu marido que iria aqui, tentar. E tenho me levantado. Também agradeço ao nosso senador Rodrigo Cunha porque sem ele e os recursos enviados nenhuma de nós estaria aqui", declarou Laiane Graciele Melo, umas das mulheres que realizam o curso e que tem sido atendida pela instituição, onde elas também recebem apoio psicológico e logísticos para deixar os filhos na creche, quando  precisam trabalhar.