Moradores do bairro São Jorge, em Maceió, realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (29), bloqueando trecho da Avenida Josepha de Mello com pneus e pedaços de madeira. A manifestação cobrava melhorias no transporte público, incluindo a inclusão do Conjunto Planalto no itinerário dos ônibus, além de reclamar das condições dos veículos e da fiscalização do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT).

Em resposta, o DMTT confirmou a instalação de um ponto de ônibus e detalhou a alteração no trajeto dos coletivos na região. Os ônibus passarão a entrar na Rua Santa Amália, com conversões à esquerda na segunda via de acesso e novamente à esquerda na Avenida Rui Barbosa.

O órgão explicou que a mudança foi definida após visita técnica que constatou a inviabilidade do retorno dos ônibus na Rua Santa Amália, devido à estreiteza da via, o que representa risco a pessoas, imóveis e outros veículos. “Os ônibus possuem pontos cegos e, mesmo que a via esteja livre, trata-se de uma manobra complexa. A preocupação do órgão é, única e exclusivamente, em preservar vidas”, destacou a nota do DMTT.

O departamento também informou que está em andamento um processo junto à ILUMINA para reforço da iluminação na região e que uma reunião com líderes comunitários está prevista para a primeira quinzena de setembro, quando serão discutidas as próximas ações para o bairro.