Atualizada às 11h51
Os moradores do bairro São Jorge saíram às ruas na manhã desta sexta-feira (29) e fecharam um trecho da Avenida Josepha de Mello, em Maceió. Pneus e pedaços de madeira foram usados para interromper o tráfego.
A principal cobrança da comunidade é a inclusão do Conjunto Planalto no itinerário dos ônibus. Além disso, os manifestantes reclamam das más condições dos veículos e pedem maior fiscalização do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT).
“Quando protestamos da última vez, o próprio motorista mostrou que era possível fazer o retorno perto de um mercadinho. O DMTT disse que colocaria placas, mas até agora nada foi feito. Estão fazendo a gente de cachorro”, disse Adejailan, um dos moradores, em entrevista a TV Pajuçara.
Imagens registradas no local mostram os manifestantes utilizando pneus e pedaços de madeira para interditar a pista, impedindo a passagem de veículos.
Em nota, o DMTT informou que os trajetos dos ônibus passarão a ser feitos entrando na Rua Santa Amália, com conversão à esquerda na segunda via de acesso e, em seguida, à esquerda novamente na Av. Rui Barbosa. A instalação do ponto de ônibus já está em andamento, assim como um processo junto à ILUMINA para reforço da iluminação na região.
O órgão também comunicou que uma reunião com os líderes do bairro foi marcada para a primeira quinzena de setembro, quando devem ser discutidas as próximas ações para a região.
Segundo o DMTT, uma visita técnica realizada na Rua Santa Amália, no São Jorge, constatou a inviabilidade de os ônibus realizarem a manobra de retorno naquele ponto, devido à estreiteza da via, que representa risco a pessoas, imóveis e outros veículos.
“Os ônibus possuem pontos cegos e, mesmo que a via esteja livre de veículos, trata-se de uma manobra complexa. A preocupação do órgão é, única e exclusivamente, preservar vidas”, destacou o DMTT em nota.
Confira a nota completa na íntegra:
"O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) informa que o trajeto dos ônibus que atendem a região do São Jorge para retornar à Av. Josefa de Melo será feito entrando na Rua Santa Amália, fazendo a conversão à esquerda na segunda via de acesso e novamente à esquerda na Av. Rui Barbosa. O DMTT já está em trabalho para instalar o abrigo de ônibus e ressalta que foi aberto processo junto à ILUMINA para reforçar a iluminação na região. Uma reunião com as lideranças do bairro foi marcada para a primeira quinzena de setembro.
O órgão ressalta que realizou visita técnica à Rua Santa Amália, no São Jorge, e foi constatada a inviabilidade de os ônibus do transporte público realizarem a manobra de retorno por aquela via. O local é um ponto estreito, que coloca em risco pessoas, imóveis e até outros veículos na região. O DMTT alerta para a prioridade dada à segurança das pessoas. Os ônibus possuem pontos cegos e mesmo que a via esteja sem veículos, trata-se de uma manobra complexa. A preocupação do órgão é, única e exclusivamente, em preservar vidas"
Veja o vídeo do momento:
Foto de capa: Reprodução/TV Pajuçara