Um novo tumulto na manhã desta terça-feira (07), envolvendo camelôs e fiscais da Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), no Centro de Maceió, obrigou lojistas a fecharem os estabelecimentos comerciais. A confusão começou depois que as mercadorias dos ambulantes foram retiradas de um depósito onde estavam sendo guardadas.

O dono do depósito resolveu desativar o espaço e por isso, ordenou que os produtos comercializados pelos camelôs fossem retirados do local, o que gerou revolta dos ambulantes. Eles alegam estarem sendo esquecidos pela prefeitura já que não possuem um local adequado para comercializar as mercadorias, já que não foram beneficiados com os boxes no novo Shopping Popular, recentemente inaugurado.

Por conta disso, eles voltaram a ocupar as ruas do comércio e alguns tiveram produtos apreendidos pela fiscalização da SMCCU. No entanto, o órgão informou que a apreensão aconteceu de forma preventiva e logo serão devolvidos aos comerciantes, que precisarão atender as recomendações da prefeitura.

Os ambulantes novamente saíram pelas ruas do Centro protestando contra o descaso dos órgãos municipais. Com medo de que ocorresse uma confusão como a registrada ontem, comerciantes decidiram fechar as lojas, evitando saques ou prejuízos ainda maiores. Várias equipes da Polícia Militar, como Radiopatrulha, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), e da Guarda Municipal, foram acionadas para conter, caso fosse necessário, os ânimos dos manifestantes.

A ordem da SMCCU é para que todos os camelôs que estão pelas ruas do comércio sejam retirados e apenas permaneçam aqueles locados no estacionamento da Praça dos Palmares, espaço cedido pela prefeitura.

Desde ontem o clima no Centro da capital é tenso. Durante uma manifestação pacífica, ambulantes afirmaram terem sido surpreendidos por militares do Bope que jogaram bombas de efeito moral e atiraram com balas de borracha para dispersar o movimento organizado no intuito de sensibilizar a prefeitura no tocante à situação do grupo.

Leia também:

Camelôs voltam a protestar no Centro de Maceió e polícia é acionada

“Ação foi normal”, diz comandante do Bope sobre confronto com camelôs