A reitora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Rozangela Wyszomirska, participou nesta teça-feira (24), da abertura do I Seminário Estadual de Humanização da Saúde de Alagoas.
Na oportunidade a reitora reforçou a importância do trabalho das equipes de humanização que atuam nas unidades hospitalares da Uncisal que são todas referência. “O Sistema Único de Saúde (SUS) teve muitas conquistas desde a sua concepção. Já a Universidade atua no binômio saúde e educação, áreas ainda debilitadas, mas acredito na força do Estado e na força de trabalho de nossos servidores”, comentou a reitora.
O consultor do Ministério da Saúde, Sérgio Aragoti, afirmou a alegria em estar no evento e afirmou que “a realidade brasileira tem muitos desafios na área da saúde”.
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, falou sobre a importância da integração e o apoio do Governo Federal. O secretário enfatizou o trabalho feito pela reitoria da Uncisal.
Na oportunidade a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Martha Barbosa, e a equipe da Progesp e do Núcleo de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador (NAISST) estiveram presentes como alunos formandos do curso de Formadores da Política Nacional de Humanização.
Humanização na Mesm
Na Maternidade Escola Santa Mônica (Mesm) existe o grupo de humanização que desenvolve atividades no projeto de Trabalho GerAção e Cidadania. As atividades são desenvolvidas com as usuárias do SUS da enfermaria das mães acompanhantes, mães estas que permanecem na instituição por tempo indeterminado.
“Esse projeto promove trocas sociais, colaborando na transformação das usuárias em cidadãs atuantes e protagonistas de suas ações”, afirmou Simone Duarte, assistente social da Mesm e membro do grupo de humanização da maternidade.