Grávida que fuma maconha vai ter bebê com espasmos ao nascer e peso muito abaixo do normal, Alerta do obstetra Rubens Paulo Gonçalves.

O especialista do Hospital Albert Einstein descreve o que maconha causa ao bebê:

“Tremores e espasmos ( contrações involuntárias, não ritmadas, de um ou vários músculos) ao nascer e dificuldade de sucção. O problema do consumo de maconha é tremendamente prejudicial ao feto. Eles nascem , com certeza, com peso muito abaixo do normal. O maior problema para os recém-nascidos expostos à maconha no período gestacional diz respeito aos processos cognitivos superiores como a atenção, memória e raciocínio e, mais tarde, podendo desencadear uma impulsividade aumentada e hiperatividade.”


O Dr. Rubens Paulo Gonçalves explica como serão os primeiros anos dessa criança:
“Muito mais alienada da realidade, tendo uma interpretação absolutamente superficial sobre tudo o que acontece a sua volta. É muito triste a gente constatar que isso é devido ao consumo da maconha durante a gravidez.”

E o dr. Rubens Paulo Gonçalves enfatiza:

“O consumo de maconha durante a gravidez aumenta o número das contrações uterinas e daí a incidência de partos prematuros. O princípio ativo que é o THC diminui a concentração dos hormônios luteilizante e prolactina , podendo aumentar o tempo de gravidez e o número de natimortos.”

Dr. Rubens Paulo Gonçalves, ginecologista e obstetra, e membro da Sociedade de Pediatria de São Paulo.