Um governo na média? E a média é suficiente?

11/06/2012 13:29 - Prof. José Queiroz
Por Redação

Olá,
Fico muito incomodado com aquelas pessoas que insistem em defender que um comportamento na média é o suficiente, ou seja, após viverem décadas, quando analisam o que fizeram na vida de extraordinário descobrem que viveram na média.


Este comportamento é ainda assustador quando adotado por aqueles que são responsáveis pelo destino de um Estado ou de um Município.
 

Semana passada conversando com uma autoridade do governo do nosso estado, no momento em que reclamava da ausência completa de um planejamento de médio e longo prazo, ouvi o seguinte: - estamos na média, acho que fazemos, na média, o que os outros fazem.
 

Ora meu caro amigo leitor, vocês acham que estar na média é suficiente para mudar este estado de calamidade em que estamos? Segurança - o estado mais violento do país; saúde um caos; educação, não é preciso nem falar que somos donos dos piores índices. Será que estar na média resolve o caso do êxodo desesperado dos nossos filhos para outros estados em busca de empregos e de trabalho mais dignos?


Claro que não. Enquanto este tipo de padrão mental– estar na média – for predominante na cabeça de nossas “autoridades”, vamos ter um Estado do jeito que está e nada terá sido feito para mudá-lo.
 

Aqueles Estados e Municípios que se dedicaram acima da média a planejar, no presente, seu futuro nos mínimos detalhes, definindo grandes objetivos, se tornaram melhores, e exemplos não faltam aqui por perto.
 

Temos que nos preocupar em fazer a diferença, a fazer acima da média para que seja suficiente para mudar esta situação que vivemos de falta de perspectiva.
 

Se quisermos resultados diferentes temos que fazer diferente. Comportarmo-nos da mesma maneira de sempre, só nos levará a alcançar os mesmo resultados que estamos alcançando: “na média”.


Temos que urgentemente mudar o padrão mental de nossas “autoridades” ou mudá-las.


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..