IBOPE: Programas contra as drogas vão ser decisivos para a eleição de vereadores e prefeitos este ano.

Programas contra as drogas vão ser decisivos para a eleição de vereadores e prefeitos este ano, revela pesquisa do IBOPE feita em São Paulo e em outras 25 cidades com 300 mil habitantes em todo o país. O levantamento mostra que para as famílias brasileiras, que drogas são mais preocupantes que o desemprego. Na pesquisa do Ibope , a preocupação com drogas está entre as três grandes reivindicações dos eleitores este ano: Saúde, segurança pública e programas antidrogas, afirma, o diretor de negócios da área de opinião pública, política e comunicação do Ibope, Hélio Gastaldi:

“ O problema das drogas atinge o eleitor de várias maneiras: ele percebe a situação dos dependentes de crack, especificamente, que assume uma visibilidade muito grande, a vida que se expõe em situações degradadas em regiões centrais da cidade, que acabou ficando de dominio desses usuários.

O cidadão sente a situação da droga com situações de violência, assaltos roubos, com ligação direta ao uso de drogas. A retroalimentação, que é feita no crime organizado, que se abastece de recursos oriundos de drogas e finalmente o temor de que suceda uma ocorrência de uso de drogas no seio de sua familia ou no seu ciclo próximo de relacionamento.

Então, o cidadão se sente exposto de várias maneiras. Ele sente que a droga é um problema que aflige de maneira extremamente grave o usuário e as pessoas com que ele se relaciona diretamente e, indiretamente, afeta a sociedade e o cidadão de modo geral. ”

“Hoje,o emprego é citado de uma forma apenas pontual, enquanto preocupação com drogas está entre os três primeiros. Há uma expectativa muito grande, por parte do eleitor, de que os candidatos apresentem soluções para esses problemas, apresentem projetos consistentes para esses problemas.Inclui, além de prisão e repressão, medidas educativas de orientação a jovens e adolescentes e medidas que possam tornar o cenário menos receptivo à ação de traficantes e de quem se propõe a fazer das drogas um meio de vida.

Há uma preocupação com essa questão e uma demanda constante em relação a medidas educativas nas escolas e também em outras oportunidades de contato de jovens e adolescentes. ”

Hélio Gastaldi, Diretor do IBOPE, alertando os políticos:

"Para as famílias brasileiras drogas são mais preocupantes que o desemprego".