A morte no Corredor. “Time que está perdendo não se mexe”.

28/05/2012 17:26 - Prof. José Queiroz
Por Redação

Olá,

Há cinco anos denuncio o aumento desenfreado da violência em nosso estado. Os números não permitem qualquer dúvida: quase 12mil assassinatos, dos quais quase 800 apenas nesses primeiros meses do ano.


As causas dessa violência sabemos que são muitas, desde leis ineficazes e que favorecem aos infratores, passando pelo caos na nossa educação e desaguando na incapacidade contumaz do nosso aparelho de apuração e repressão.


Sobre este último aspecto gostaria de fazer meu comentário.


Ano passado, quando tive a oportunidade de entrevistar diversos profissionais da segurança pública de Alagoas, foi unanimidade entre eles um aspecto que considero o mais importante e que explica em parte este caos na segurança: - em Alagoas não se apura nada, a policia técnica desaparelhada, quando acontece um homicídio, se restringe apenas a fotografar a cena e mais nada; a possibilidade de um homicida ir preso, ter o seu processo bem conduzido e julgado é quase zero em Alagoas.


Acho que aí podemos explicar o porquê de tantos casos de violência, claro, o bandido tem certeza que não acontecerá nada com ele, nem a curto prazo, nem a longo prazo.


A morte do Doutor Vasco será mais uma na estatística, infelizmente.


O governador já declarou que não fará nenhuma mudança na equipe da segurança, para ele, “TIME QUE ESTÁ PERDENDO NÃO SE MEXE”, Acho mesmo que culpar o Secretário por tudo isso não seria justo mesmo não, na realidade é preciso mudar tudo, TODOS, aí sim, quem sabe poderíamos ter melhores dias.

No momento que escrevo este texto vejo na TV o comandante do policiamento da capital afirmando que “a política de PMBOX está ultrapassada”, respondendo a um apelo da população para que volte àquele policiamento. Pergunto: QUEM É MESMO QUE ESTÁ ULTRAPASSADA? A politica do PMBOX? A politica de Alagoas? A Polícia ou a... ?


Para refletir sobre as questões acima, respondam primeiro essas: Quando irá acontecer o concurso para a polícia? Perto dessa próxima eleição ou da próxima? O IML e a polícia técnica quando serão equipados devidamente? E as delegacias quando serão recuperadas e seus presos transferidos para presídios? Quando cessarão as fugas diárias de presos? Quando teremos nos principais corredores das nossas cidades câmeras que ajudem na identificação de criminosos? Quandoooo?


Enquanto aguardamos respostas, vamos enterrando nossos mortos. É a vida? Não.


É o que escolhemos para a nossa vida.

 


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..