Mário Theodoro é formado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília, professor de mestrado em Políticas Sociais pela UNB, pertence ao quadro de consultores legislativos do Senado Federal e, é o atual Secretário Executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Mário Theodoro esteve em Alagoas, no dia 15 de maio, representando a SEPPIR na abertura solene do XI Ìgbà- Seminário Afro-Alagoano: O Estatuto da Igualdade Racial e as Possibilidades para o Exercício Legal das Políticas de Promoção da Igualdade Racial, no Brasil, como também para participação no debate temático: O Estatuto da Igualdade Racial e as Possibilidades para o Exercício Legal das Políticas de Promoção da Igualdade Racial, no Brasil.
Como debatedor Mário Theodoro nos trouxe a percepção de que trabalhar a diversidade carece do dinamismo estruturante do estado brasileiro e da construção das possibilidades dos movimentos socais.
Iniciou o debate saudando a organização do IX Ígbà e o público em nome da ministra Luiza Bairros, após vestiu a fala do professor investigativo sobre as questões propostas como investimento metódico para que o Estatuto da Igualdade Racial fosse mais do que aquele “livrinho preto”.
Rasgou o silêncio sobre a mortandade da população jovem e negra, explicitou, didaticamente os caminhos trilhados pela SEPPIR, ouviu o público.
Colecionou instantes de saia-justa ou será calça? Sorriu serenos, manejou a palavra para que ela tivesse o desembaraço das respostas.
Foi cortês e sereno. Assumiu com hombridade todos os temas incômodos e desconfortáveis.
Leu poemas no VII Festival Alagoano das Palavras Pretas: Omirá, quebrando as distâncias exageradas, auscultando as desigualdades raciais bem postas nas terras embranquecidas de Zumbi, as Alagoas de Palmares.
Mário Theodoro estabeleceu compromissos e nos deixou a porta aberta como lugares de significados.
Obrigada, ministra Luiza Bairros pela parceria permanente da SEPPIR, ao Projeto Raízes de Áfricas.
Obrigada por ter nos enviado o Secretário Executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Mário Theodoro.
Obrigada!